Fazendo uma pesquisa na internet para responder essa pergunta para vocês, encontrei uma infinidade de páginas relacionadas a história desse incomparável detetive, para facilitar resumi alguns dos principais fatos para colocar nesse post, confira:

Sherlock Holmes engoliu o seu criador: raramente se ouve falar em Sherlock Holmes como "O Personagem criado por Conan Doyle", mas sim de Conan Doyle como "O Homem que criou Sherlock Holmes". Não é necessário viver na Inglaterra para conhecer o lar de Sherlock Holmes; o 221B Baker Street é um dos endereços mais famosos de Londres e abriga hoje um museu com o nome do personagem. As histórias do detetive se passam entre vários cartões postais da capital inglesa.
Sherlock Holmes teve suas histórias relatadas pelo seu colega de quarto e fiel escudeiro Dr. Watson, que várias vezes ficou surpreso com o rápido raciocínio de Holmes, que conseguia muitas vezes ler os pensamentos de Watson, satirizando a cena em que C. Auguste Dupin lê os pensamentos de seu colega em Os Crimes da Rua Morgue de Edgar Allan Poe, Watson esteve presente em todas a histórias de Holmes escritas por Conan Doyle.
Segundo Conan Doyle, inventor do personagem, Sherlock Holmes viveu em Londres, num apartamento na 221B Baker Street, entre os anos 1881 e1903, durante o último período da época Victoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje esse endereço é um museu dedicado a Sherlock Holmes.
Sherlock Holmes descreve-se como um "detetive consultor" (um dos exemplos é o início do livro "O Signo dos Quatro"), o que significa que as pessoas vêm-lhe pedir conselhos sobre os seus problemas, ao invés de se dirigir a elas. Doyle conta-nos que Holmes é capaz de resolver os problemas a ele propostos sem sair do seu apartamento, apesar de este não ser o caso em diversas de suas mais interessantes histórias, que requerem a sua presença in situ. A sua especialidade é resolver enigmas singulares, que deixam a polícia desnorteada, usando a sua extrema faculdade de observação e dedução.
Holmes demonstra, ao longo das suas histórias, uma capacidade de dedução e um senso de observação impressionantes, ajudados por uma cultura geral extensa e variada (ele é capaz de identificar a marca de um tabaco somente pelo seu cheiro e pela cor de suas cinzas). Quando envolvido com algum problema, pode passar noites sem dormir ou comer, o que inquieta o seu amigo Watson.Mestre na arte do disfarce, maneja com habilidade a espada e daria, segundo Watson, um bom pugilista.
Outra de suas marcas registradas, a frase: "Elementar, meu caro Watson", foi criada no teatro, com muitas outras particularidades, como o cachimbo curvo do detetive.Muito embora alguns aleguem que se trate de uma das primeiras falas do personagem em seu romance de estreia Um Estudo em Vermelho (1887), ela não se encontra no original nem em outras traduções do texto. No resto de toda a obra, a frase não torna a acontecer, aí sim tendo sido popularizada pelas adaptações das aventuras.
Sherlock Holmes tem livros maravilhosos. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirCaíque, te enviei um e-mail. Aguardo resposta.
Adorei o post Caíque!
ResponderExcluirO personagem é simplesmente fabuloso!
Tô querendo ler alguns livros do Conan Doyle publicados pela martin claret.
BjO
http://the-sook.blogspot.com/
Aprendi a gostar de Sherlock vendo desenhos e escutando da boca do povão, agora, uh, já amo os livros e os filmes. Bom post, ele merece muita atenção <3
ResponderExcluirRachel Lima
http://corujando.org
Eu preciso mesmo comentar?? hahahahaha
ResponderExcluirSherlock Holmes é o melhor detetive que já encontrei na literatura, eu ADORO as histórias que já tive a oportunidade de ler. E adoro o modo como o Watson narra as aventuras ao lado de seu companheiro. Conan Doyle, pra mim, é um dos maiores escritores de todos os tempos!
Uau!!!!!! Gostei da postagem e agora fiquei curiosa com os livros dele. Quero um...
ResponderExcluirAchei muito interessante conhecer um pouco mais deste detetive que muitas pessoas se inspiram! É filme, livro, conto e não é à toa, ele dá margem para a imaginação fluir.
ResponderExcluirAmei o post! :D
Um beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com
Adorei a postagem,eu
ResponderExcluiramo Sherlock Holmes já li todas as 60 historias do cânone
sherlockiano,ele é mesmo um personagem único Os sherlockianos
existiram desde a primeira hora da publicação; e continuam surgindo
no fluir das gerações. Holmes não tem propriamente leitores, tem
devotos espalhados por todos os países, sem limites precisos de
classe social e de cultura.
Nunca li nenhum livro dele. Quero ter a oportunidade de ler.
ResponderExcluirMuito digno o post!
ResponderExcluirParabéns pelo especial!
Sherlock Holmes é sempre atual e isso é incrível! O personagem já surgiu clássico!/0/
Com o lançamento da adaptação cinematográfica o homem mais inteligente do pedaço ganhou mais jovens fãs.
ResponderExcluirE isso é bom.
Parabéns pelo post!
Tenho que ler os livros do Sherlock de uma vez! Vi uma edição da Zahar, capa dura, vários contos, linda! Assim conheço o Sherlock dos livros, porque estou cansado de assistir as adaptações, rsrs
ResponderExcluirAbraço!
a mnha amiga paty bolota e sapatona
ResponderExcluira minha amiga isabelli e uma sapatona e girafa palito quebrado
Excluir