14 junho, 2012

O Clã dos Magos de Trudi Canavan [Resenha]

   O Clã dos Magos é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro e foi lançado este ano no Brasil pela editora Novo Conceito. O livro é do gênero ficção/magia e foi escrito por uma das maiores escritoras do gênero, Trudi Canavan.

A Trilogia do Mago negro - Livro 1: O Clã dos Magos | Páginas - 446 | Editora - Novo Conceito
Lançamento - 2012 | ISBN: 9788581630007 | SkoobSkoob


   A muito tempo, uma montanha explodiu ao norte da cidade de Irmandin, como consequência a fuligem encheu o céu e bloqueou um pouco da passagem de luz do sol, logo depois um longo período de frio muito forte atingiu a cidade. Por toda a Kyralia e Elyne (povos de terras aliadas) as colheitas foram suspendidas e o gado morreu. Com isso, muitas pessoas tiveram que deixar suas terras para procurar abrigo, moradia e alimento na cidade.
   A cidade ficou povoada de uma hora para outra, não tinha espaço para todos, o Rei começou a distribuir alimentos e providenciou abrigos para os que passavam fome, para outros mandou voltar para suas casas dando alimento suficiente para o próximo verão. Porém, essas medidas não foram eficazes para acabar com os problemas de todas as pessoas.
   Com o frio, muitas pessoas começaram a pensar que o mundo estava acabando, dispensaram toda a decadência e aproveitaram-se dos outros na crença de que ninguém ficaria vivo para puní-las. Sendo assim, gangues começaram a se formar e ficou perigoso andar nas ruas. Quando esse perigo ficou eminente, o rei ordenou que o Clã dos Magos fizesse uma purificação, expulsando essas gangues da cidade, e assim foi feito a cada inverno, virando uma verdadeira tradição.
   Após mais de 30 anos desse primeiro incidente, uma jovem favelada chamada Sonea, revoltada com a purificação que estava acontecendo e com as atitudes do Clã decide atirar uma pedra contra o escudo protetor dos magos, como muitos outros jovens faziam, porém para a surpresa de todos que estavam ali a pedra da garota atravessou esse escudo e atingiu um mago, Lorde Fergun, deixando-o inconsciente.
   Era a primeira vez que isso acontecia, e o maior medo do Clã se tornou realidade, havia uma garota muito poderosa, com os poderes a soltos em Irmandin, e o pior é que ela ainda não conseguia ter poder sobre seus poderes, o que poderia destruí-la e por em risco toda a cidade. Resta agora aos magos encontrá-la para ensina-la a ter controle sobre seus próprios poderes. 
   Mas isso não agrada a todos os magos, que não querem que uma favelada se associe ao Clã e nem mesmo a Sonea que tem um ódio natural pelos magos. Desesperada, a garota busca proteção dos Ladrões  e de seu amigo Cery para escondê-la das buscas que o Clã está realizando pelas favelas.
   Após um longo período de fuga, fica cada vez mais difícil para Sonea controlar seus poderes. Com isso, o líder dos ladrões conta o paradeiro da garota para os Magos acreditando ser a melhor opção no momento. A captura é feita com dificuldades, se Sonea continuasse a usar seus poderes, ela poderia destruir a si mesma e tudo que estivesse a sua volta.
   Agora, no Clã, resta a garota tentar acreditar nos magos. O Lorde Rothen passa a ensinar Sonea a ter auto-controle e mostra tudo que a magia pode lhe proporcionar, além de mostrar que o Clã não é tão ruim como ela acredita. Porém, os problemas de Sonea estão apenas começando.

   O livro é narrado muito bem em terceira pessoa, a autora consegue descrever muito bem todos os cenários, o contexto histórico da narrativa que foi muito bem elaborado. Os personagens foram bem descritos, assim podemos ter uma maior  aproximação com eles e entender melhor o porque e a situação social de cada um, que é explicito através dos costumes e falas. A leitura flui rapidamente e conseguimos ler o livro sem grandes dificuldades. No entanto, o que chega a incomodar um pouco é a enrolação dos acontecimentos que se desenvolvem na primeira parte, (o livro é dividido em duas partes contendo vários capítulos cada) mas isso logo passa e a autora consegue engatar a narrativa de modo que se torna praticamente impossível deixar de ler o livro.
   O Clã dos magos é um livro de magia que vale a pena ser lido, ao final da obra, ficamos com dúvida e curiosidade em relação ao destino dos personagens e do que está por vir.

Série: A Trilogia do Mago Negro
1 - O Clã dos Magos
2 - A Aprendiz - Sem data definida de lançamento
3 - O Lorde Supremo - Sem data definida de lançamento
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

  1. Wanessa Guimarães2 de agosto de 2012 20:57

    Adorei a resenha. Parabéns!
    Já li O Clã dos Magos.Também achei que no primeiro capítulo enrolou um pouco a narração do primeiro capítulo. Mas eu adorei o livro!


    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...

    Tudo bom?
    Parabéns pela resenha... =) Ainda não tive a oportunidade de ler.... mas parecer ser muito bom... ^^




    Adorei seu blog... Já
    estou seguindo...


    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias
    da Lylu =D


    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler!!
    Realmente parece um livro ótimo.


    Beijos,
    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse é o livro que desejo ler e vou conseguir assim que tiver em minhas mãos. Adorei a resenha e nem sei o que escrever. Achei a trama fascinante. Eu quero!

    ResponderExcluir
  5. Essa plataforma do Disqus é mesmo muito cool.

    Não boto muita fé nos livros que se estendem por trilogias. Poucos se destacam nesse ramos, embora, quando se trata de Literatura Fantástica, não seja bem por aí, cite-se HP.

    O roteiro de o clã dos magos é parecido com alguns que já ouvi falar. Não sei se posso citar Ensaio sobre a cegueira (não estou comparando as duas obras!) mas é quase do mesmo tipo. É semelhante. Porém, a diferença está nas linhas em que O clã dos magos segue. Até o segundo parágrafo da sua resenha, dava pra ver certa conotoção verossímel (se não me dissessem o título, poderia pensar que a história não misture elementos de ficção). Mas depois dái, com a entrada dos magos, vemos o gênero mais prestigiado do mercado (ficção) e o que mais faz sucesso com a ala teen de leitores.

    Mas gostei, especialmente se Trudi, como você disse na resenha, conseguiu construir bem a história, desenvolvendo o contexto, os personagens, a narrativa e, claro, o drama. Se pensarmo por esse lado, você lembra logo de Avatar (pelo menos eu lembrei) e isso já é suficiente para ler o livro e aguardar a trilogia, com boas expectativas.

    Att., CJ

    ResponderExcluir
  6. Li so o primeiro capítulo disposto pela editora e confesso que não gostei muito não. Sua resenha me fez repensar na idéia de lê-lo.


    Stealing Books - Roubando Livros
    roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Só li o primeiro capítulo disposto pela editora e confesso que não gostei muito não. Sua resenha me fez repensar na idéia da lê-lo já que as coisas mudam no desenrolar da história.


    roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da capa deste livro. Vou compra-lo ainda este mês. Parabéns pela resenha*
    Beijos :)


    pollymomentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro é linda mesmo *-* E a história melhor ainda *-* Me deu até vontade de ler o livro ^^
    Parabens pela resenha! Bjss

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é linda mesmo *-* E a história melhor ainda *-* Me deu até vontade de ler o livro ^^
    Parabens pela resenha! Bjss

    ResponderExcluir
  11. A capa deste livro já havia chamado muito minha atenção e agora que li sua resenha fiquei ainda com mais vontade de lê-lo. Eu geralmente gosto bastante de livros que são divididos em partes, e é uma pena que esse enrole muito na primeira, mas, enfim! Parabéns pela resenha ^^



    Beijos

    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ah, finalmente encontrei uma resenha para esse livro!
    Eu me interesso por qualquer livro que tenha bruxaria como tema e o Clã dos Magos parece ser interessantíssimo.
    Mas como é de se esperar esse livro ainda não chegou na minha cidade então o jeito é esperar, só espero que chegue logo pois o dinheiro da minha carteira tem a mania de se gastar rapidamente.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Caíque.
    Gostei da capa desse livro e também pela história envolver magos.
    Ficou muito legal a resenha e assim que possível vou ler esse livro.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  14. hahhaah, vim procurar a resenha do primeiro... Esse livro é tudo! Tenho que ler...
    Adoro suas resenhas :)

    beijos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir