06 junho, 2012

O Sonho de Eva - Chico Anes [Resenha]

   Posso definir O Sonho de Eva como um dos melhores livros nacionais do gênero ficção/fantasia. O autor soube escrever muito bem o enredo relacionando com um tema possível e pouco discutido atualmente que são os sonhos lúcidos e a ganâncias de grandes empresas. Leia a resenha abaixo e conheça melhor essa obra de Chico Anes.
   A Dra Eva Abelar seguiu e deu continuidade aos passos do pai se tornando uma especialista em pesquisas e conhecimentos de sonhos lúcidos. Em uma noite ela está dando uma palestra em Viena para outros cientistas e pessoas interessadas em sua teoria da junção dos sonhos lúcidos com a superconsciência que inicialmente não é muito aprovada. Ao final desta palestra ela recebe uma lamentável notícia: sua irmã, Anna está morta após ter se jogado da cobertura do prédio onde morava e o seu filho que estava sob cuidados dessa irmã misteriosamente desapareceu. Abalada, Eva não encontra outra solução a não ser voltar para o Brasil para acompanhar o enterro da irmã, investigar a razão do suicídio dela, e procurar pelo seu filho autista, que havia sumido.
   Anna trabalhava para a empresa Yume, que estava desenvolvendo o chamado DreamGame, um jogo revolucionário que permitiria que o jogador jogasse enquanto dormia através dos sonhos lúcidos. No velório, Eva recebe um proposta praticamente irrecusável: dar continuidade ao trabalho da irmã. Porém, ela fica no impasse entre aceitar ou não essa proposta. Há fortes indícios para que ela recuse, já que no velório um indiano, aparentemente estranho, lhe disse para não se envolver com isso. Pensando na possibilidade da morte da irmã e o sumiço do filho estarem ligados ao trabalho e desenvolvimento do DreamGame, Eva aceita a proposta e é enviada para um laboratório subterrâneo secreto da empresa Yume na China, passando a investigar de perto o sumiço do filho e descobrindo o suposto perigo do DreamGame, sendo que se esse jogo fosse lançado seria possível manipular as pessoas através de seus próprios sonhos.
   Ao tentar investigar as coisas e aceitar trabalhar na Yume, Eva se vê rodeada de inimigos e pessoas poderosas, capazes de fazer de tudo pelo lucro e status, mesmo que para isso tenham que assassinar pessoas que servirem como obstáculo para o projeto e tirar a liberdade que temos em nossos próprios sonhos para nos manipular e conseguir o que querem. Entre essas e outras coisas Eva está em uma trama perigosa onde nem mesmo sabe em quem pode confiar.
   Será que Eva conseguirá encontrar o seu filho? E as razões da morte de sua irmã Anna será explicada? A empresa Yume conseguirá lançar e manipular as pessoas através do DreamGame? São perguntas que só serão respondidas no desenrolar da estória ao ler o livro.
   O que tenho para falar da estória de O sonho de Eva é isso, se eu continuar descrevendo acabarei soltando spoilers e falando muitas coisas desnecessárias. Tentei fazer acima um resumo desse livro que achei fantástico, um dos melhores e mais inteligentes livros nacionais do gênero. Ao ler a obra podemos observar semelhanças do autor com o mestre Dan Brown no modo em que ele desenvolve a narrativa. O ritmo em geral flui em uma velocidade adequada, o autor consegue descrever e nos ensinar muita coisa em relação ao tema central  o que com certeza é consequência dos estudos dele antes de escrever a obra.
   Se for para citar algo negativo no livro, acho que foi o fato de alguns clichês no desenvolvimento da narrativa, e só.
   Como ponto positivo gostei do fato do livro ter me entretido e feito refletir muito em sonhos lúcidos. Ao ler O sonho de Eva eu pesquisava sobre o tema e procurava aprender coisas novas. A obra também não deixa nenhum fio solto, o autor consegue fazer um desfecho aceitável e inteligente não se esquecendo de nada. Os personagens e os cenários também merecem destaque, todos são muito bem descritos, assim podemos ter uma maior aproximação com a estória.
   Enfim, se quer saber mais e ficou interessado em ler o livro, fica a minha dica: leia, principalmente se você gosta de ficção mesclado com suspense e um pouco de romance. O sonho de Eva é um livro viciante que nos deixa  sem fôlego, e ao terminar queremos mais.
   Parabéns Chico Anes!

--------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sonho de Eva - Chico Anes
Páginas - 296
Editora - Novo Conceito - Jovem
Lançamento - 2012
ISBN: 9788581630069
Nota:   (5 de 5)
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Livro na internet: Skoob
Compre online: Saraiva / Americanas Submarino
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

46 comentários:

  1. Gosteei demais, eu necessito desse livro!(:

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Postei a resenha de "O Sonho de Eva" hoje lá no blog e confesso que esperava mais do livro.
    Apesar de que os personagens foram bem construídos e a narrativa é legal.
    Enfim, adorei a sua resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Olha que interessante e ai vemos como o mesmo livro pode ter diferentes interpretações. Vi hoje mesmo resenha desse livro em um blog e o resultado da leitura foi mediano. Bom, quero muitoo ler para saber como ele entrará na minha mente! Adorooo.^^
    Beijocas!http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não terminei de ler, mas a ideia me fez lembrar do filme A Origem (que eu gosto muito... haha). Ansiosa por ver no que vai dar!

    Parabéns pela resenha, a cada dia melhor ;D

    ResponderExcluir
  5. Acho que você vai gostar muito do final do livro, enquanto ao filme eu ainda não assisti :/. 

    Obrigado :)

    ResponderExcluir
  6. Que ótima resenha, não li esse livro ainda mais fiquei bem anciosa...
    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha. Mistério, sonhos e desaparecimentos. Além de tudo um autor nacional.

    ResponderExcluir
  8. Este realmente parece ser um livro no mínimo interessante, bem diferente dos clichês atuais. Ansioso para ler!!
    E o melhor: brasileiro! :D

    ResponderExcluir
  9. já faz um tempinho que eu estou querendo ler esse livro. me parece bem psicodélico com essa coisa de sonhos. gostei da sua resenha. um livro nacional com misterios e suspense

    ResponderExcluir
  10. Hey,

    Ah, faz um tempão que quero ler esse livro. Parece ser muito bom. Gostei bastante do tema, e a capa ainda é bem bonita. A NC sempre faz um ótimo trabalho :)

    Eu também gosto quando não fica nada solto no final do livro, e quando a narração é detalhada.

    Abraços,
    Yago
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi ..

    Eu sou doido pra ler esse livro. Já tenho ele aqui e falta mesmo só a oportunidade. Parece ser um livro realmente muito bom e intrigante.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. O assunto tratado no livro me atrai...sonhos são um mistério. Semelhanças entre o autor e Dan Brown?? Nossa, deve ser uma narrativa empolgante,preciso ler esse livro.

    Nome de seguidora: *Paty*

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. E os elogios para com esse livro não param, tô louca para começar a ler logo. Os autores nacionais estão supreendendo, não? :D

    Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser ótimo esse livro! Todas as resenhas que leio são bem positivas.
    O trabalho do autor deve ser muito legal! Não vejo a hora de conhecer!
    O fato de vc comparar com Dan Brown é bem estimulante, pois os livros dele sempre me prendem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Gente, esse livro parece ser demais! apesar de não ter lido, esta tendo sorteio dele la no blog tbm. :)

     Amei essa temática de sonhos, acho que  vai ser sem duvida em breve um sucesso nacional. parabéns pela resenha, ficou ótima. :)

    Abraços.  Rian Bicalho

    Eu  & Livros.

    euelivros.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  16. Oi Caíque!

    Esse livro me desperta curiosidade, é uma trama bem interessante e diferente mesmo!

    Beijos, Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu estou muito curiosa para ler este livro, a estória é bem instigante e eu adoro essa pegada com suspense (fã de Harlen Coben) Vi resenhas muito boas sobre ele, o autor conquistou seu espaço no coração dos leitores, com toda a certeza.

    ResponderExcluir
  18. A minha curiosidade em relação a este livro cresce cada vez que leio uma resenha. Se tornou um dos meus desejados no momento.
    A capa já é capaz de levantar uma certa curiosidade. A frase "Dormir pode ser um jogo perigoso" só me faz querer conhecer a história.

    Jogar a perguntas foi ótimo, ficamos mais curiosos ainda em conhecer a história criado por Chico Anes

    ResponderExcluir
  19. Nossa, gostei muito da resenha. Esse é o tipo de livro que eu gosto. Parabéns pelo site (:

    ResponderExcluir
  20. Hum... Gostei da sua resenha e já tinha lido uma sinopse. Fiquei pensando no que esse livro nos reversa e espero lê-lo um dia. A trama deve ter sido bem bolada porque há a morte da irmã, um jogo misterioso e muito mistério além do sumiço do garotinho. Adoro isso em um só livro. Espero que a leitura não seja cansativa e chata, mas pelo que você escreveu pode surpreender muita gente. 

    ResponderExcluir
  21. Luciane Eleoteria2 de agosto de 2012 20:57

    Cada vez mais os autores nacionais tem surpreendido.  Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva, principalmente por ser uma ficção que retrata os sonho lúdicos e contem suspense e romance o que torna  o livro irresistível. 

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, ela me deixou mais ansiosa ainda para ler o livro. 

    ResponderExcluir
  23. Olá Caíque.
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pela resenha parece ser bem legal e eu até fiquei curiosa. Diferente o tema abordado.
    Não li nenhum livro de Dan Brown e nem esse para ver as semelhanças.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  24. maria ester moraes2 de agosto de 2012 20:57

    que livro sensacional! a história já tinha me agradado e o fato de você dizer que a forma da escrita parece com a Dan Brown, eu fiquei empolgadíssima para ler! parabéns pela resenha, sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  25. Estou muito interessada nesse livro. Quero muito ler, pois gosto bastante da ideia.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Around the World

    ResponderExcluir
  26. Que interessante, adorei o suspense! A resenha ficou ótima! :D

    ResponderExcluir
  27. Não me pergunte porque, mas esse livro me lembra vagamente a trilogia Wake, já ouviu falar? Sua resenha ressalta pontos que foram essenciais pra mim para ser influenciado a querer ler esse livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Fiquei Fascinado pela história, sinceramente.
    Achei tudo muito fantástico e gosto disso, de verdade rs
    Abraços
    Will

    ResponderExcluir
  29. Amo suspense, então...mas confesso que a historia é meio confusa para mim, tipo mta informação...mas de qualquer forma eu gostaria de ler. Parece ser muito boa. Bjks

    ResponderExcluir
  30. Achei o kit muito amsa e a arte da capa é bem diferente !
    Pô além de perder a irmã o filho dela desaparace !Não é coisaruim demais pra uma pessoa só não !?
    Pelo que eu li dessa resenha o livro é bem legal !Quero muiito le-lo e o mais rápido possivel !

    ResponderExcluir
  31. Apaixonada pelo livroo! Quero muitooooooooo ler ^^ Torcendo >.<
    Bjs ;p
    PS.: Parabens pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  32. Fiquei impressionado com a história desse livro. Eu tenho que ler URGENTEMENTE. A ideia de criar um jogo que manipula as pessoas foi de tirar o fólego. Quando começei ler sua resenha não parei, me apaixonei pelo livro!!! ..<

    ResponderExcluir
  33. Ao ler a sinopse do livro meses atrás eu já tinha ficado muito interessado em ler o livro, mas depois de você compará-lo ao talentosíssimo Dan Brown a vontade aumentou ainda mais, Dan escreve maravilhosamente bem e consegue criar tramas super complexas em seus livros e não deixar nada nenhuma ponta solta.
    Vamos ver se esse Chico Anes chega aos pés dele.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Muito boa a resenha! O livro parece ser ótimo, além de ser de um autor brasileiro, a temática é bastante envolvente. Uma ficção mesclada com outros assuntos realmente é de tirar o fôlego.
    Eu ainda vou ler esse ano. Tenho que ler.

    ResponderExcluir
  35. Eu realmente quero muito ler esse livro...
    Só tenho lido coisas boas sobre ele...Até parece literatura estrangeira...

    ResponderExcluir
  36. adorei a capa do livro, e parece ser um livro muito interessante, fiquei com vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  37. Adoro sonhos!! Filmes, livros, qualquer coisa BEM FEITA sobre o tema..
    E "O Sonho de Eva" tem tudo pra ser uma leitura bacana: enredo fechadinho, boa história, suspense, ficção.
    Espero que eu tenha a oportunidade de ler o livro logo!!!
    Ótima resenha! Parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  38. Bem interessante! Fiquei curiosa sobre lance de sonhos ai! Quero saber como esse mistério do filho dela vai resolver!

    ResponderExcluir
  39. Bem interessante! Muito curiosa com esse lance dos sonhos e doida pra saber como se resolveu o mistério do desaparecimento do filho dela.

    ResponderExcluir
  40. Adoro tudo que se relaciona a sonhos! Acho um assunto bastante intrigante e misterioso...desde que li a primeira resenha, fiquei super curiosa para ler esse livro. Saber que é de um autor nacional só aumenta minha expectativa sobre ele. Parabéns pela resenha! Espero ler o livro em breve!

    ResponderExcluir
  41. ai eu estou muito afim de ler esse livro, desde que vi o book trailer e li a sinopse, cresceu dentro de mim um desejo por este livro que só vi elogios sobre ele ^^


    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Esse livro tem recebido tantas críticas positivas que faz com que eu me anime cada vez mais a pegá-lo ali na minha estante e começar a lê-lo. A premissa é super interessante e diferente e deve proporcionar uma leitura super instigante.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  43. Esse livro tem recebido tantas críticas positivas que faz com que eu me anime cada vez mais a pegá-lo ali na minha estante e começar a lê-lo. A premissa é super interessante e diferente e deve proporcionar uma leitura super instigante.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir