25 julho, 2012

25 de julho - Dia do escritor

   Hoje, 25 de julho, é comemorado o dia do escritor, uma data que infelizmente passa despercebido por muitas pessoas, mas que é muito importante. Afinal, o que seria de nós sem bons livros? 
   Essa data foi definida no dia 25 de julho de 1960 logo depois do primeiro Festival do Escritor Brasileiro que foi realizado pela União Brasileira de Escritores da época, desde então até hoje comemoramos essa importante data.
   Os escritores tem um enorme poder em suas mãos, nos fazem viajar em um mundo totalmente novo, nos fazendo esquecer por um tempo da nossa realidade e dos nossos problemas. Conhecemos novos personagens, viajamos para novos lugares e adquirimos conhecimentos sem precisar sair de casa. Choramos, sorrimos e expressamos todos os nossos sentimentos com a estória narrada. Torcemos para os personagens, criamos antipatia por outros e ficamos ansiosos na expectativa de saber o que vai acontecer no final, e após que terminamos de ler o livro ficamos um pouco triste, querendo mais. Também aprendemos lições de vida e técnicas para ser pessoas melhores, dependendo do poder do livro podemos até mudar nosso jeito de ser sem ao menos perceber. Isso são apenas algumas coisas que o escritor pode fazer conosco sem que ao menos percebemos. Incrível!

   E nessa data, fica aqui a minha homenagem a todos os escritores, principalmente os brasileiros. No Brasil sempre tivemos ótimos escritores como Jorge Amado, José Lins do Rego, José de Alencar, Aluísio de Azevedo e muitos outros que tiveram muitos livros vendidos e que são lidos por nós até hoje. Afinal, quem nunca se emocionou com a estória da índia Iracema ou não gostou, pelo menos um pouco, do romance naturalista O Cortiço? 
   Mas os autores nacionais não se restringem apenas aos mais antigos. Atualmente temos ótimos escritores que se destacam cada vez mais em nossa literatura. Os melhores livros que eu já li são nacionais como O Futuro da Humanidade, Reencontro, Ainda não te disse nada e O Sonho de Eva. Entre os novos autores se destacam Paulo Coelho, Augusto Cury e diversos outros que fazem sucesso e vendem muitos livros não só no Brasil, mas também no exterior.
   Enquanto a você que está lendo esse texto, aproveite esse dia para ler e escrever mais, isso é muito importante em todas as áreas e, principalmente, na formação do saber.


Feliz dia do escritor!!!

Agradeço também a todos os escritores que são parceiros do blog, parabéns pelo seu dia!


Caíque Fortunato - Administrador
  Skoob / Twitter / Facebook
Blog EPL - Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. contatoeumaislivros2 de agosto de 2012 20:41

    Parabéns a todos, e aliás, o que seria nossa vida sem livros, não é?

    Adorei o post!

    Beijos,

    Rafa-@EuMaisLivros
    http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Caique
    Ótimo post !
    Passando pra te avisar que tem um selinho pra você lá no blog ...
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/
    Espero que goste :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ae!!!!!!!!!!!


    Hoje é o dia das pessoas que me fazem viajar sem gastar nada a não ser a compra do livro. =)


    Adorei a foto e tenho dois livros do que você tem.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Caique.
    Eu nao sabia que hoje era o dia do escritor.
    Bem legal o post e eu me perguntei o que seria da minha vida sem bons livros.
    Bjins.

    ResponderExcluir