15 julho, 2012

Quais são os seus critérios na compra de um livro?

   Fugindo um pouco dos lançamentos e das resenhas, decidi fazer um post diferente hoje, mais dinâmico e pessoal, por isso o enquadrei na coluna Falando com os leitores, que há muito tempo não havia sendo atualizada.

   O tema que eu vou falar hoje é sobre os critérios na compra de um livro.
   É fato de que muitos leitores compram livros regularmente, e cada um tem seu próprio método de critério ao realizar a compra. Uns olham pela capa, outros pelas sinopses, resenhas na internet, editora e muitos outros requisitos. Eu compro um livro primeiramente pela editora, depois olho o autor, capa e só depois a sinopse. Vou listar abaixo a razão desses critérios.
1 -   Pode parecer estranho, mas eu como blogueiro utilizo as resenhas para ter base na compra de um livro só se minha dúvida for crucial, daquelas ''compro ou não compro?'', e só leio resenhas de blogs de autores  que tem opiniões sinceras. Mas para toda regra tem uma exceção, eu já comprei livros por causa de postagens dos blogs literários, tanto por causa de resenhas ou lançamentos como foi o exemplo dos livros Um dia, A vida em tons de cinza, O céu está em todo lugar (esse foi por causa da resenha que li da Stéphanie aqui no blog) e outros.
2 -   Não que eu tenha sérios problemas com sinopses de livros, mas é que as vezes elas não informam nada sobre a história, ou até mesmo soltam spoilers, o que me deixa com muita raiva. Por isso eu evito essas informações escritas no verso dos livros. Agora, o que eu condeno é comprar livro pela capa como primeira opção ao comprar um livro. Eu faço isso, mas depois que a editora e/ou o autor me agradam, pois o risco de escolher um livro só porque a capa é bonita e ele ser ruim é muito alto. Tanto, que muitas pessoas afirmam que se arrependeram ao fazer isso.
3 -   Imagino ter deixado você um pouco na dúvida, pois como uma pessoa compra um livro por causa da editora? A resposta é bem simples no meu ponto de vista, já que a editora interfere muito em um livro, isso porque é ela que revisa o texto, cria a capa, diagramação, e escolhe seus autores e um bom livro. Tem editoras que os livros vem com vários erros de ortografia, as letras são muito pequenas ou ruins, e o acabamento em geral péssimo. Já em controvérsia, existem editoras que tem muito cuidado ao realizar seu trabalho, posso citar como exemplo as que são parceiras do blog. A Novo Conceito cria uma diagramação perfeita para seus livros, possui excelentes e selecionados livros para seu catálogo de ótimos autores, tanto nacionais ou internacionais. Tudo isso conta muito para o sucesso e a qualidade de uma obra.
   Esse é apenas o meu argumento em relação a esse tema, claro que outras pessoas, como até mesmo você possui outros para defender seu ponto de vista na escolha de um livro. Há quem só o compre pela capa e apresente várias teses para isso. Por tanto, eu acho esse assunto um pouco complexo, e difícil de definir o que é certo e errado e um padrão na compra de um livro.

   Não vou estender muito esse texto, acho que consegui fazer uma síntese do que eu queria falar. Agora quero saber a sua opinião, como e quais são os seus critérios na compra de um livro?

Coluna: Falando com os leitores
Caíque Fortunato (Administrador) - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados ao blog Entre Páginas de Livros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Adorei o post Caíque, eu tenho muitos critérios para selecionar os livros que vou ler. Quando estou na livraria eu olho os lançamentos e se eu gostar muito de alguma capa eu vou ler a sinopse do livro, se eu gostar também eu vou procurar mais informações sobre o livro na internet, se as resenhas sobre ele são boas, etc.
    Algumas vezes eu compro um livro por causa do autor, por exemplo, esse mês eu comprei Ponto de Impacto do Dan Brown porque eu já li gostei muitos de outros livros dele.
    As resenhas que eu leio no skoob ou nos blogs literários também me ajudam a qual livro comprar.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post Caíque!


    Acho que tenho poucos critérios para comprar um livro, o principal é o preço. Daí vem a repercussão do livro nos blog e sites, se falam muito do livro e fico super curiosa. Outra é o autor, se leio um livro e gosto muito, com certeza vou atrás dos outros livros. E por último a capa, elas sempre me conquistam e até agora nunca me decepcionaram.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Bem... É meio difícil. Eu compro mais os livros que conheço a autora ou autor e acompanho o seu trabalho. Algumas compra são feitas a cega ou influenciada por terceiros e olha que ainda não deu nada errado. Só tem um livro que comprei por comprar por conta do preço, mas esqueci de verificar que ele é o segundo volume, mas vou comprar o primeiro.


    Acho que é só.

    ResponderExcluir
  4. Jéssica Patrício2 de agosto de 2012 20:43

    Olá deixei um meme pra você lá no meu blog, depois olha lá ^^


    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!!

    ótimo post!! Eu também reparo na Editora, tem editoras que eu tenho preferência como a Intrínseca e a Galera Record na hora da compra, sou parceira da Novo Conceito também e concordo que eles tem um cuidado enorme, tanto com a parte física do livro quanto ao seu conteúdo, ou seja, qualidade.
    Já me iludi com sinopses, comprei certa vez um livro que a sinopse era perfeita, porém mentirosa, porque não consegui achar o que eles ali prometiam na estória do livro.
    Capa é um fator importante, mas não decisivo para mim, já li livros que não dava nada para a capa, mas que tinha um conteúdo extraordinário.
    Geralmente também compro por editora, acompanho os lançamentos e vejo.
    Já comprei livros por ter gostado de uma resenha, e já li livros que antes eu tinha um pré-conceito, mas depois de ver uma resenha ter mudado de opinião e realmente gostado do livro, foi o caso de Jogos Vorazes.
    Resenha é uma crítica, eu também leio resenhas só de blogs que eu confio e sei que não "vendem" suas opiniões, e que também são bem escritas, que nãi me trazem só um resumo da estória, mas expõem definitivamente a opinião do blogueiro.
    Parabéns pelo post!!

    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu também compro livro pela editora. Adoro a Bertrand Brasil e a Companhia das Letras. E também uso as resenhas para me decidir se compro ou não, só leio a sinopse quando terminei o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir