18 agosto, 2012

Por que não gostamos de ler?

   Muitas das pessoas que não gostam de ler tem como principal argumento o trauma de ter lido obrigatoriamente livros clássicos com uma linguagem mais complicada na escola. Pode-se observar que até quem gosta de ler tem um certo repúdio a algumas obras da nossa literatura. Como consequência podemos observar uma grande desvalorização dos nossos autores nacionais ainda nos dias de hoje. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as obras brasileiras são ótimas e muito importantes para a nossa compreensão da história e dos gêneros literários.
   Ninguém gosta de ser forçado a praticar uma ação, principalmente relacionado com algo que poucas pessoas gostam, como o ato de ler. Esse problema do desfalque da leitura das crianças e jovens está ligado ao pouco incentivo recebido em casa por seus pais. Podemos perceber isso facilmente, é bastante incomum alguma criança ganhar livros de presente e ser incentivada em casa a ler atualmente. No lugar disso, a população se preocupa principalmente com a modernidade, como o uso de celulares, computadores e videogames. Em função dessa situação os livros ficam esquecidos diante de tantas outras opções de lazer que nos almejam pouco conhecimento. 
   Ao chegar na escola, o aluno recebe a tarefa de ler livros de autores como Euclides da Cunha, José de Alencar, Castro Alves, Aluísio de Azevedo, Machado de Assis que geralmente possuem uma linguagem mais complicada que retrata o cenário e a situação econômica, política e social das diversas eras existentes da literatura brasileira. Fazer uma leitura de obras assim sem ter nenhuma informação do contexto histórico da narrativa, torna o livro muito chato e cansativo. Logo, o aluno acaba abandonando a tarefa e buscando meios como as resenhas e resumos para saber o que aconteceu na história e fazer um trabalho ou ter conhecimentos para fazer um prova relacionada a proposta do professor. Depois disso, dificilmente essa pessoa terá ânimo para ir em uma biblioteca ou comprar um livro.
   O grande problema para a pessoa que não costuma a ler é ficar desprovido da leitura que enaltece nossos conhecimentos e abranda nossa escrita. Temos que colocar em nossas mentes que nem todos os livros são ruins e buscar a ler outros tipos de obras relacionadas com o público-alvo adequado ao nosso gosto. Muitos autores contemporâneos escrevem livros com uma linguagem e tema voltados para os jovens, tornando fácil a compreensão do leitor que gostando do livro parte para outros e descobre que a literatura não é massante e intolerável.
   Depois de ganhar a confiança da leitura devemos estudar literatura para entender melhor diversas partes da nossa história e seu contexto literário, aí sim podemos ler e gostar muito de obras como Os sertões, Iracema, O guarani, Vidas secas e vários outros. Por isso, a leitura precoce é importante, pois através desse costume não criaremos barreiras em relação aos livros e estaremos aperfeiçoando cada vez mais a nossa escrita, vocabulário e conhecimento, que é a maior arma de todas.

Blog EPL - Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

12 comentários:

  1. Adorei a postagem. Você escreve bem, Caíque! Realmente, para quem está começando a ler agora ou se vê obrigado à ler clássicos da literatura na escola por causa de trabalhos solicitados por professoras, acha a leitura super chata e de difícil compreensão. Sei disso porque li um conto (e olha que tinha apenas umas 3 páginas, hein!) do Machado de Assis e tive que relê-lo umas 2 vezes para entender. A linguagem é um pouco complicada, rs. Acho que os pais estão encarregados de despertar o desejo pela leitura das crianças, desde cedo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não entendo como algumas pessoas não curtem a literatura!
    Na maior parte das vezes, a culpa está nos livros que a escola obriga a ler!
    Sabia que se crianças tivessem opção, dentre certos livros, de escolher um para ler na escola, o apetite pela leitura já aumentaria quase 100%?
    Pena que isso nem sempre é possível...

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Oi Caíque!
    O post ficou excelente,gostei do tema que você abordou,acredito que a pressão sofrida na escola seja o grande motivo da falta de leitores.Ler é bom e tem que ser prazeroso,não torturante.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caíque, o post ficou excelente! Você escreve realmente muito bem!
    E realmente, hoje em dia cada vez menos pessoas gostam de ler! '~'
    Lembro que sempre quis aprender a ler, e aprendi bem novinha, aos quatro anos com muito incentivo da minha mãe e gostava muito dos gibis, queria ler até no almoço! hahah
    Mas quando estava na 3ª série, lembro que eu passei a ter um pouco de aversão aos livros pois não gostava de ser pressionada a resumí-los. Daí corria para assistir filmes, ler resumos e ler só o excencial.
    Não que eu não gostasse de ler, mas gostava de ler livros que me davam prazer, e não que me pressionassem, sabe?
    Um ano depois voltei a ler mais e mais e até hoje leio muito mesmo! hahaha
    Eu sempre tento incentivar até mesmo meus amigos para lerem bastante, mas pena que muitas vezes não dá! hahaha

    Mil beijos!!

    Rafa-@EuMaisLivros
    blogeumaislivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Trabalho na Biblioteca Municipal aqui da cidade e frequentemente me deparo com o desespero de alunos quando o professor pede a leitura de um clássico.
    As perguntas recorrentes são:
    O livro é grosso?
    Será que é bom? E por aí vai em seus questionamentos nada animados para com a leitura.
    Acho de extrema importância o incentivo da leitura desde criança e também acho que os professores deveriam no iniciar da vida escolar do aluno ir preparando-o para os clássicos.

    Muito bom o artigo.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces
    http://rsmerces.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    ótimo texto! Concordo com você! Amo ler, mas é raro eu gostar de algum livro que leio para a escola! Sobre o incentivo a leitura, se não começar em casa, não adianta. Grande parte do meu gosto pela leitura se deve a minha mãe, já que desde de pequena, sempre a vejo grudada em algum livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Caique! Isso que você mencionou no post é a mais pura verdade! Mas no meu caso ,não era todos os livros que indicavam na escola que eu não gostava,e pra falar a verdade já adorava a disciplina de literatura,mas confesso que meu hábito pela leitura não partiu da Escola e sim de mim mesma,quando peguei livros com temas totalmente diferentes desses que tínhamos que ler "forçadamente" na Escola,ótimo post!

    beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O fato de eu ter começado a ler não está ligado a escola, não obrigatoriamente. Quer dizer meus professores não pediam trabalhos que envolviam livros, porém uma professora de inglês me indicou alguns livros do autor brasileiro Pedro Bandeira e foi amor a primeira vista, desde então não parei de ler.
    Rafa :)
    Blog Melody
    rafaacarvalho.blogspot.com.br

    Post retirado originalmente do blog literário Entre Páginas de Livros: http://www.entrepaginasdelivros.com/2012/08/por-que-nao-gostamos-de-ler.html#ixzz241zUlmeM

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, pois se começarmos desde cedo com livros d uma leitura compreensiva com o tempo a leitura passar a ser prazer não tormento. Agora começar a leitura assim do nada sem o aluno nem saber o que é uma leitura e como se faz uma boa leitura é demais. Hoje o pessoal está querendo a modernidade e não perder tempo e dinheiro com livros que podem ensinar muito.

    Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?! Super adorei o post, parabéns! Confesso que eu mesma ainda sou um pouco preconceituosa com alguns clássicos (estou aprendendo a ama-los) e com a literatura brasileira. Realmente o que você falou é muito comum nos dias de hoje. Ler um livro por obrigação realmente não dá muito certo. E pra quê terminar um livro chato se os alunos tem a internet? É mais ou menos assim que muitos jovens pensam. E isso como você falou isso só os afasta da leitura...
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. I am really glad to glance at this webpage posts which contains plenty of valuable facts,
    thanks for providing such information.
    Have a look at my web site : site de apostas

    ResponderExcluir