15 agosto, 2012

Resenha - Starters de Lissa Price

Resenha publicada em 15 de agosto de 2012 e atualizada em 2 de fevereiro de 2014.

Starters é um dos poucos livros de distopia¹ da Novo Conceito. A editora apostou nesse sucesso para fisgar os leitores brasileiros que estão se acostumando com esse gênero. E por sinal, essa aposta tem dado certo, já que a obra da autora Lissa Price tem aguçado a curiosidade de muitas pessoas devido a capa, sinopse e principalmente pela divulgação feita pela editora nas suas redes sociais.
¹ - A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância - Fonte

Starters / Lissa Price ; Tradução Ivar Júnior ; Editora Novo Conceito, 2012.
Ficção - Literatura infantojuvenil ; ISBN: 978-85-8163-014-4
367 páginas - Skoob

Através de uma linguagem bastante acessível para leitores de todas as idades, a narrativa da autora Lissa Price é contada em primeira pessoa pela protagonista Callie e possui diálogos e narração exuberantemente mesclados que dão maior realidade ao cenário criado pela autora.


Callie é uma jovem que sobreviveu junto ao seu irmão mais novo, Tyler, a Guerra dos Esporos, onde perdeu os seus pais devido a disseminação de um vírus que atingiu e matou praticamente toda a população adulta que não estavam no grupo de risco para serem vacinados.

Fugindo dos inspetores para não ser levada para uma instituição, local onde os jovens são covardemente tratados em condições desumanas, Callie vive fugindo junto do seu irmão e seu amigo Michael. Durante essas fugas eles se abrigam em lotes abandonados passando sede, fome e frio. Esse grupo de pessoas que tem mínimos direitos na sociedade são chamado de Starters, onde a maioria são pobres e perderam toda a sua família durante a guerra.

Nesse cenário, a jovem descobre um lugar chamado de Prime Destinations em Beverly Hills. A Prime contrata adolescentes sem família e com certas habilidades para alugar limitadamente seus corpos para os Enders, que são idosos de cerca de 100 a 200 anos ou mais que aproveitam dessa oportunidade para reviver a juventude. Após o aluguel e o fim do contrato, os jovens recebem uma boa recompensa em dinheiro. Durante o aluguel os Enders também assinam um contrato para garantir que não vão fazer nada de errado com o corpo de aluguel. 

Callie vê nessa oportunidade uma ótima chance para ter um bom futuro para si mesmo e para o irmão, e também de poder comprar uma casa para morar nos próximos anos. Sendo assim assina o contrato com a Prime. Porém, sua vida passa a ser um pesadelo, onde descobre perigosas revelações e tem que lutar para sobreviver. Seu mundo mudará para sempre...

No ritmo frenético e viciante que essa estória é contada, se torna impossível o leitor largar o livro até ler a última página. A autora soube muito bem criar um novo cenário e explicar todas as mudanças tendo poucas e imperceptíveis oscilações. 

Lissa também usou muito uma temática tecnológica, mostrando muitos avanços da tecnologia, de modo que enche a imaginação do leitor o levando a pensar se isso realmente pode ocorrer em um futuro próximo. A questão da segregação de classes e o modo de indiferença que o governo vê a maioria da população também é abordado no livro. Juntando isso tudo, podemos literalmente viajar para o universo que a autora cria e ver tudo de perto.

Os personagens foram muito bem criados e trabalhados, assim como a temática e todas as diversas reviravoltas que ocorrem no livro. No final, nem o leitor sabe mais em quem confiar e fica com muitas expectativas e dúvidas que serão respondidas no próximo livro da trilogia: Enders (Resenha em breve no blog).

Nota geral: 4.5

A autora:
Lissa Price estudou Fotografia e Escrita, mas o mundo acabou sendo seu melhor professor. Ela passeou com elefantes em Botswana, nadou com pinguins em Galápagos e ficou em um campo rodeada de nômades em Gujarat, Índia. Ela foi cercada por búfalos Cape furiosos na África do Sul e cantou um refrão silencioso com cem belugas da costa de Oahu. Ela dançou na cabanas em casamentos na Índia e tomou chá com a socialite viva mais famosa de Kyoto. Quando ela se sentou para escrever, descobriu que as viagens mais surpreendentes ainda estavam em sua mente. Ela mora perto das montanhas da Califórnia do Sul com seu marido.

Onde comprar:
         

Blog EPL - Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

15 comentários:

  1. Adorei a resenha Caíque, e, para ser sincera, todas as resenhas que li sobre esse livro foram todas muito positivas!
    Eu quero ler ele logo!!!!

    Abraços,

    Rafa-@EuMaisLivros
    blogeumaislivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba, a premissa desse livro é muito envolvente *-*
    E a capa é mesmo fabulosa.
    Gostei daqui; visita-me?
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  3. eu to querendo comprar esse livro , obrigado pelos links das livrarias ...

    ResponderExcluir
  4. Este livro promete, a editora utilizou um marketing incrivel nele. E uma frase que está na capa do livro irá fazer muitas pessoas irem as lojas comprar, " Fãs de Jogos Vorazes irão Amar" \o/

    ResponderExcluir
  5. Oi Caique, muito boa sua resenha, vc abordou assuntos que eu não comentei na minha resenha...
    Eu adorei ler este livro, e não esperava que fosse gostar tanto ^^

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-circulo-de-pedra-r.html#links

    ResponderExcluir
  6. Oie Caique
    estou louca para ler esse livro, ainda nem tinha lido a sinopse direito, mas a sua resenha me esclareceu muita coisa
    adoro esse clima de mistério de final de livro, onde não sabemos quem é bom, quem é mau, e quem vai aprontar no próximo livro rs
    bjos

    ResponderExcluir
  7. adorei sua resenha,estão falando deeeemais desse livro,e eu claro como boa curiosa estou ansiosa para ler!!
    Beijos.

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero ler esse livro e estou vendo que minha intuição não falha...você deu nota máxima para ele!^^ Esta agora pouco vendo um bate-papo na Bienal do Livro sobre o livro...adorei! Estou louca para ler logo o meu.Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro.
    É a segunda resenha que leio dele hoje. Ambas fantásticas e falando super bem do livro.
    Adorei!

    Beijinhos
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou com vontade de ler Starters, de verdade, mas sempre acabo me desanimando na hora de começar a leitura. Não sei o que há de errado comigo, rs. Ele parece ser mesmo muito bom. Sua resenha indica bem isso.
    Beijos!

    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa resenha, Starters é o livro nº1 que quero comprar. Li diversas resenhas positivas a respeito, parece que o livro é muito bom mesmo.
    Amo distopias, e essa parece ser muito surpreendente.
    Ótima indicação!
    Beijos, Amanda
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Esse é um dos que estão na minha lista de leituras ainda para esse ano. Passei a gostar de utopias depois de Jogos Vorazes.
    Pelo que eu li na resenha não vou me decepcionar com o livro.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  13. Li o livro e adorei. Tudo tudo, incondicionalmente. Mal posso esperar pela continuação *-*

    Abraço,
    Asas Literárias.

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Estou louca para lê esse livro. Deve ser demais a trama toda construída e sem contar como o final deve ser bem surpreende. Adorei a sua resenha e querendo lê esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Só de olhar a capa já fiquei morrendo de vontade de ler esse livro! ótima resenha.. A trama deve ser maravilhosa e adoro distopias,então não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir