07 dezembro, 2012

Resenhas nos blogs literários

   A criatividade para postar algo novo no blog estava escassa viu... Mas achei um tema legal para discutir com você, estou falando das resenhas dos blogs literários, um tema um tanto polêmico, mas que vale a pena a gente da uma refletida. Então, venha comigo conversar mais sobre esse assunto. Lembrando que esse post vale para o post comentarista (2 pts).

Resenhas nos blogs literários

   Primeiramente, o que é uma resenha? Muitas pessoas veem essa palavra mas não sabe ao certo o seu significado. Mas vou dar enfase aqui a uma resenha crítica, que é a mais encontrada nos blogs literários onde os blogueiros decidem falar sobre uma obra que leu. Portanto:
''Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.'' Lakatos e Marconi (1996, p. 90)
   Vale ressaltar também que esse tipo textual deve ser elaborado de maneira impessoal, inclusive sem demonstração cômica e satírica (ironia). Lembrando que uma resenha crítica, apesar do nome, serve também para elogiar, analisar, comentar e enfatizar os acontecimentos mais importantes e de maior relevância da obra. Nessa resenha existe uma maior exploração a cerca dos detalhes devido a necessidade do autor convencer e informar o leitor através de seus argumentos em vista do que está se analisando.
   Para que uma boa resenha, no caso de um livro, exista o autor tem que ler a narrativa com atenção analisando cada parte e fazendo uma reflexão, se necessário anotando as principais partes e outros comentários a cerca do tema. Depois de ler o livro, deve-se ter em mente e selecionar todas as idéias principais que serão debatidas e aprofundadas. Ainda é necessário elaborar a resenha emitindo um julgamento de verdade ou de valor com uma fundamentação.
   A organização desse tipo de texto fica a cargo do escritor, pode mesclar a opinião com o enredo ou separar os dois caso não domine esse tipo de escrita. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra, e por fim, o autor do texto deve se identificar.


----- // -----
   Depois de fazer esse post eu vi que ainda faltam algumas coisas nas minhas resenhas como a minha identificação e a do autor. Enfim, depois de conhecer melhor o que é uma resenha vou ser direto para falar o que eu quero mesmo com esse post: como as resenhas são na blogosfera?
   Sabemos que existem inúmeros blogs literários espalhados na internet. Muitos são bons e outros nem tanto, eu sempre visito todo tipo de blog do gênero que eu encontro, mas as coisas que não agrado são:

   - Quando o autor faz uma ''resenha'' idêntica a sinopse do livro.
   - Quando o autor escreve a sinopse e aproveita a mesma para apenas falar o que achou do livro.
   - O pior de todas: Quando o blogueiro faz uma resenha para agradar autor e editora, e se restringe somente a resenhar esses livros.

    Eu sempre procuro fazer minhas resenhas completas, com informações úteis e necessárias para o leitor, tento não enrolar muito e nem ser muito direto a ponto do texto conter umas cinco linhas. Lógico que elas estão longe de serem ótimas, por isso aceito críticas e tento sempre melhorar minha habilidade na escrita.
   Sou parceiro da editora Arqueiro, por exemplo, recebo materiais para resenha e escrevo as resenhas sobre esses livros no blog, mas também compro muitos livros dessa editora e escrevo as resenhas dos mesmos, assim como outras editoras. Não me restrinjo somente as editoras e os autores parceiros.
   Uma coisa que discordo plenamente também é essa coisa de blogueiro querer agradar o autor e ser falso em suas análises, pior que isso: quando o autor exige que o blogueiro retire do ar uma resenha que fale mal do seu trabalho. É amigo, tem autores que chegam a brigar porque a resenha do material que foi enviado por ele destinado ao leitor contem críticas em relação ao seu trabalho. Acho que isso é uma falta de respeito com o leitor.
   Um dos casos que presenciei atualmente foi no blog parceiro Cachola Literária, Zilda fez uma resenha e foi criticada pelo autor que exigiu que a mesma fosse retirada do ar, claro que cada um tem seus motivos em relação a crítica. Mas não foi somente no blog dela que vi isso, mas em outros também. 
   Fico triste quando, não estou mencionando ninguém, o autor não reconhece seus erros e não vê nas críticas uma maneira de aperfeiçoar seu trabalho. Claro que isso não deve ser bom para o autor, ver alguém falando mal do seu livro, mas cada um tem um gosto e, ao fazer parceria, a pessoa está ciente que o blogueiro pode ou não gostar de sua obra. Mas de qualquer modo, o escritor da resenha tem que escrever de maneira impessoal, inclusive sem demonstração cômica e satírica. O escritor desse texto tem o livre direito de falar muito mal do livro, mas isso nunca é o recomendado, exagero nas coisas é prejudicial.
   Enfim, antes de escrever qualquer resenha se estiver com dúvidas, claro, procure modelos de resenha de professores, pessoas formadas em Letras para ter uma ideia melhor do que e como escrever. Eu vou começar a fazer isso porque acho legal melhorar a escrita, acredito também que preciso aperfeiçoar muito. O principal: seja sincero nas suas resenhas, mas busque impessoalidade, procure sempre falar o que achou, mas sem criticar muito, e se for blogueiro, procure saber mais sobre o autor antes de fazer parceria, também tenho que fazer isso pois corremos o risco do autor não aceitar ouvir a verdade.

   Enfim, é isso o que eu queria dizer e comentar.
O que você acha das resenhas nos blogs literários?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

13 comentários:

  1. Eu, em minhas resenhas, sempre estou tentando ao máximo falar tudo o que senti no livro, contando a história minuciosamente e dando minha opinião. E eu acho que minhas resenhas foram íntegras, eu nunca fiz nenhuma resenha para agradar nem editora nem autor, tanto que eu nunca ganhei nenhum livro por parceria, eu sempre os compro.
    E você está certissimo, é ridiculo esses blogueiros que escrevem resenhas apenas para agradar ou também escrevem resenhas que pecam em estrutura e partes essenciais em uma resenha. É ridiculo ver isso.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Belo post. E não é que me identifiquei com a parte dos autores não aceitarem ouvir críticas negativas de suas obras? No meu caso seria editora também, mas vamos deixar a poeira baixa que é melhor, né? Uma coisa que gostei no post, foi que você enfatizou a ideia que estava tendo também, que é de procurar resenhas de profissionais no ramo para aperfeiçoar a escrita. Até porque sempre acho que minhas resenhas são ruins, assim como sempre te digo. Aliás, sobre a seleção de autores parceiros... percebi que tenho que começar a fazer.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente vimos pessoas que não sabem escrever bem resenhas e acabam criticando obras e autores. É muito importante, independente do que se trata, termos noção do que escrevemos, principalmente nas resenhas, não para agradar, mas que faça com pessoas veem seu potencial, pela sua capacidade de dominar a escrita e sua produção.
    Beijos e adorei o post *-*

    ResponderExcluir
  4. Adoro os seus textos, sempre diretos e claros. Você sabe fazer críticas construtivas e se incluir nisto. E é fundamental para quem quer crescer, reconhecer os pontos negativos do trabalho e se dispor a melhorá-lo (e aqui incluo os blogueiros e autores dos livros também).
    Sinceramente, também não gosto de resenhas que copiam sinopse. Na verdade, não é uma resenha, né?
    Acho que cada blogueiro desenvolve sua própria forma de escrever e alguns dão outros nomes para "resenha", já que não se propõem a seguir uma norma técnica. E isto é até bom.
    No final das contas, para o leitor, o que é bom mesmo é ler um texto claro, conciso, com opiniões sinceras (mas sem detonar ou supervalorizar a obra) e não uma conclusão que tire a completa vontade da pessoa de ler a obra. Afinal, cada um tem um gosto e não podemos pressupor que todo mundo pensa como nós.
    Adorei o texto, mais uma vez. Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Pois é.. Eu por exemplo acabei conhecendo diversos blogs literários que só fazem parceria para receber o livro e depois fazem uma resenha só elogiando sem nem colocarem seu real ponto de vista. Gostei do seu post e seria legal se alguns blogueiros levassem em conta seus fatos relatados. Eu vou seguir seu conselho e procurar aperfeiçoar as minhas resenhas da melhor forma.

    Abraços,

    Camila

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, Caíque, bastante esclarecedor acerca do que seja uma resenha e também pela sua colocação e análise do que quer e vem escrevendo.
    Não sabia o que era exatamente uma resenha, assim como você explicou. E concordo que, se alguém se propõe a resenhar, que dê sua opinião verdadeira. Mas para isso não precisa ser grosseiro ou deselegante, basta ser sensato e expor seus motivos. Afinal, é uma opinião pessoal, não deve ser influenciada ou buscar influenciar as pessoas.
    Quantas críticas já li de entendidos das Letras sobre alguma obra que, decididamente, foram contrárias à minha modesta opinião!
    Agradeço, como leitora, pela luz desse post.

    ResponderExcluir
  7. Belo post! Também tenho que aperfeiçoar minhas resenhas, mas um dia eu chego lá! Quanto ao problema da Zilda, achei muito chato o autor ter pedido que a resenha fosse tirada do ar, e ainda por cima dele reclamar do preço dos correios! O autor tem que estar ciente de que nem todo mundo vai gostar da obra dele, isso é impossível!
    Foi um ótimo post cara, seu blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Bom, adorei o post. Adoro ler resenhas, algumas pessoas realmente não sabem se expressar e isso torna a leitura meia confusa e cansativa.

    Concordo com você, já li uma resenha que falava super bem do autor e do livro, fiquei tão animada que comprei o livro, quando eu li vi que não era tudo aquilo, pelo contrario o livro era péssimo, ela descreveu na resenha coisas que não tinha no livro, me decepcionei profundamente!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post, gosto de resenhas pelo fato em que o blogueiro realmente mostra o que ele gostou ou nao do livro. Acho que as resenhas nao tende agradar as pessoas ou nao, tem que ser sincera opiniao.

    ResponderExcluir
  10. Quando eu vou fazer minhas resenhas eu sempre coloco a sinopse e depois faço a resenha. Além de mostrar um resumo crítico do livro, expresso muito a minha opinião. Mas devo dizer que ODEIO resenhas grandes, nossa fica muito chato de ler, sério mesmo! Parece que a pessoa vai me contar o livro inteiro. Prefiro resenhas mas diretas.
    Não gosto de quem fica querendo idolatrar editora. Eu tenho uma autora preferida e dias atrás eu fiz um resenha ferrenha contra um livro dela, e não me arrependo, porque ele realmente ficou bem ruim, fora dos padrões dela.

    ResponderExcluir
  11. Bom, as resenhas aqui do blog são ótimas, esclarecedoras e inteligentes. Cativam os leitores do blog e deixa uma vontade de ler o livro logo. São resenhas diretas, objetivas... Concordo que a resenha tem que ser verdadeira, de acordo com que o blogueiro achou verdadeiramente do livro, nada de enrolar, mentir, os autores devem aceitar as criticas. Já pensou o desgosto de ler uma resenha boa e quando ler o livro ser totalmente o contrário do que foi resenhado?!

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que toda resenha deve ser acima de tudo sincera e esclarecedoras, e é claro que as daqui são assim. Como disse o Renan: Já pensou o desgosto de ler uma resenha boa e quando ler o livro ser totalmente o contrário do que foi resenhado?!

    Beijos
    Rafa-E+L

    ResponderExcluir
  13. Caíque, realmente estou surpreso com sua criatividade :) . você escreve,cria e passa pra gente as coisas de uma forma tão natural.
    parabéns pelo post, muito bom.

    Abrçs

    ResponderExcluir