11 fevereiro, 2013

Como enviar livros pelos correios pagando pouco?


Quem tem um blog literário, um autor brasileiro ou uma outra pessoa, talvez você mesmo, que sempre envia livros pelos correios sabe dos custos cobrados para cada envio e que as vezes não sai muito barato o frete. Pensando nisso resolvi fazer esse post para divulgar uma maneira mais econômica e correta de postar seus livros em uma das únicas agências do gênero no Brasil.

Eu costumava a mandar livros através da carta registrada, porém depois de um tempo não deixaram mais e comecei a mandar por PAC, de novo os funcionários dos Correios me barraram depois de uns 15 envios. Logo depois tive que mandar via Sedex e quando vi o preço fiquei um pouco desesperado, afinal, 25 reais é o preço de um livro. Mas as coisas mudaram um pouco depois que conheci o Registro Módico.

Antes de tudo, o Registro é o serviço adicional através do qual o objeto (encomenda, documento ou mensagem) é confiado aos Correios contra a emissão de documento comprobatório da postagem. Existem diferentes características e tipos de registro sendo que o que vou falar agora serve para encomendas a serem enviadas para o território nacional.

Vou postar abaixo algumas informações retiradas do site oficial dos Correios, vou reduzir e colocar apenas os dados que nos interessa, ou seja, o envio de livros em geral. Antes de tudo você pode usar Registro Módico porque ele é para pessoas físicas e jurídicas sem contrato e uma vez enviado pode acompanhar através de um código de rastreamento onde sua mercadoria se encontra.

O registro módico:
O Registro módico é diferente do registro nacional, sendo mais barato e para serviços diferentes.
O Registro Módico é uma redução tarifária aplicado ao serviço de Registro Nacional. Pode ser utilizado junto aos serviços de Carta (comercial e não comercial), impresso normal, impresso especial e mala direta postal, quando da postagem de:  - livros em geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica;

Quem pode usar:
- Pessoas físicas e jurídicas sem contrato; 
- Pessoas jurídicas com contrato


Benefícios:
- Apresenta tarifa reduzida.
- Possibilita o acompanhamento e o controle do objeto na postagem e na entrega.
- Fornece comprovante no ato da postagem do objeto.
- Permite o rastreamento do objeto.


Restrições e recomendações:
Para a contratação do Registro, o objeto deverá apresentar, obrigatoriamente, o nome e o endereço completo do remetente e do destinatário.

Como você pôde perceber, qualquer pessoa pode e tem o direito de exigir esse serviço na agência dos Correios sempre que for enviar um livro. Digo isso porque já fui impedido de fazer tal ação após um funcionário mal preparado dizer que esse serviço apenas é válido para envios de materiais didáticos e que eu deveria pagar 60 reais pelo serviço de sedex. Detalhe: meu livro tinha menos de 500 gramas, um absurdo! Eu não enviei, lógico, mas agora tenho imprimida a página dos Correios para poder comprovar que tenho direito a esse serviço.

Vale ressaltar que em outras agências eu já tinha enviado livros pelo Registro Módico diversas vezes sem nenhum problema, até mesmo nessa que fui na última vez, só que com outro funcionário que entende bem os tipos de envio, ele até me explicou que era realmente válido esse tipo de registro.

Grandes sites como o Estante Virtual, muitos sebos, autores e outras pessoas que conhecem utilizam esse serviço a um tempo barateando o frete, por ser muito barato, confira:
Serviços Adicionais Postais e Outros (preços em R$)
1Registro Nacional3,00
2Registro Módico (livros de maneira geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica, e material geral didático postado por Escola de Ensino por correspondência e destinados a seus alunos)1,50
3Mão Própria4,00
- Incluído o registro7,00
4Aviso de Recebimento3,00
- Incluído Registro Módico4,50
- Incluído o Registro6,00
O registro em si custa apenas R$1,50 mais o valor do peso da mercadoria, confira os preços abaixo que podem sofrer alterações:
Peso (g)Preço
Até 200,80
Mais de 20 até 501,22
Mais de 50 até 1001,64
Mais de 100 até 1502,01
Mais de 150 até 2002,39
Mais de 200 até 2502,76
Mais de 250 até 3003,13
Mais de 300 até 3503,50
Mais de 350 até 4003,87
Mais de 400 até 4504,24
Mais de 450 até 5004,66
Mais de 500 até 5504,93
Mais de 550 até 6005,30
Mais de 600 até 6505,62
Mais de 650 até 7005,94
Mais de 700 até 7506,25
Mais de 750 até 8006,57
Mais de 800 até 8506,89
Mais de 850 até 9007,31
Mais de 900 até 9507,63
Mais de 950 até 10007,95
kg ou fração adicional3,18
Muito barato e simples. Com esses preços é possível saber quanto você vai gastar, como por exemplo: Tenho que enviar o livro Garotas de Vidro, supondo que ele pese 410 gramas eu irei gastar: 1,50 + 4,24 = 5, 74 reais.

O livro tem que pesar até 5kg e estar dentro de um envelope, como se fosse uma carta. A partir do peso limite esse método não é mais válido. O prazo para entrega da mercadoria é de 5 dias úteis para as localidades onde existe do serviço dos Correios (quase todo o Brasil).

Caso a sua agência não aceite a postagem dessa forma como foi o meu caso da última vez que fui lá, saiba que estão indo contra as próprias regras! Imprima a página dos Correios e leva até lá, fazendo valer seus direitos clicando aqui.

O post foi inspirado do que eu vi no blog Leitora Viciada e a fonte é do site dos correios. Qualquer dúvida deixe nos comentários.






Blog EPL - Copyright 2013© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

53 comentários:

  1. Nossa, Caique, não tinha a menor ideia de que isto existia! Impressionante como não sabemos dos nossos direitos.
    Gostei muito do post, e a partir de agora, livros só com registro módico!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que agora com a internet todo mundo pesquisa. Antigamente o Correio fazia questão de não informar isso porque é um serviço barato e o Correio é uma empresa pública e quer lucros.

      Excluir
  2. Como têm funcionários despreparados nessas agências! Um dia fui enviar o livro A Passagem por esse registro módico e o funcionário disse que é válido somente para livros com menos de 500 gramas. Como pode não é?! Como estava com pressa - e não tinha em mãos a cópia da página dos correios - acabei pagando o Sedex mesmo...

    Bela postagem. A coloquei no meu post Parceiros #3.
    Abraços - www.epidemiadelivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a culpa não é do funcionário, mas do Correio que não lhe deu um treinamento adequado. Já trabalhei no serviço público, o treinamento que eles dão é meia-boca, o resto o cara tem que se virar e aprender tudo na hora.Acontece na maioria do serviço público.

      Excluir
  3. O pessoal daqui acho que nem conhece isso, pois uma vez eu até disse que era um livro e ele mandou Registrado do mesmo jeito! :(
    Mas gostei muito do post, e vou dar um jeito de imprimir e da próxima vez que me disserem algo contra, vou fazê-los "engolir" o papel! hahaha

    Beijos
    Rafa-E+L

    ResponderExcluir
  4. Nossa, dessa ninguém esperava! Agora existem provas para não "passarem a perna" na gente e livros só com registro médico kkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Os funcionários dos correios são os primeiros a atrapalhar os envios, aff!

    @Gladys_Freitas

    ResponderExcluir
  6. Olha legal, eu nao envio nada pelo correio entao.. mas gostei do post diferente.

    ResponderExcluir
  7. Bom, nunca enviei livros por correio e nem pretendo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Adorei, eu fui enviar um livro por Registro Módico e carinha do correio falou assim: " Como você sabe disse" dai eu disse que eu pesquiso né, ficou tenso pra ele kkk. Querem ser espertos mas nós somos mais.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Caramba não sabia disso..mas saberia me dizer se isso pode ser feito no caso para Cadernos Personalizados?

    ResponderExcluir
  10. Vou tentar postar um livro hoje.Tomara que dê certo!

    ResponderExcluir
  11. nosssa amigo valeu...isso vai me ajudar bastante... obrigado por postar esse detalhe...

    ResponderExcluir
  12. Caíque e se eu quiser mandar mais de um livro como registro módico, sei que todos juntos não dão nem 5 kg seria possível enviá-los juntos !?

    ResponderExcluir
  13. Olá @Thami, pode sim, mas antes confirme na agência dos Correios :)

    ResponderExcluir
  14. adorei a dica agora posso voltar a pensar em vender meus livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Caique! Uma funcionária dos correios me disse que tenho que escrever na frente do pacote "Impresso Fechado - Pode ser aberto pela ECT". Ela me mostrou um carimbo com essa frase. Eu recebi um livro da Estante Virtual que veio embrulhado em papel kraft. Você sabe se tem que embrulhar ou se é necessário o envelope? E sabe algo sobre esse carimbo? No pacote do Estante veio carimbado mas a funcionária me disse que pode ser escrito à mão. Assim sendo é mais uma informação para quem vai enviar um livro pelo Registro Módico.

    ResponderExcluir
  16. nossa alguém sabe quanto ficaria em média pra enviar 5 livros que no total dá 2,528 kg pra Caxias do Sul eu estou no RJ

    ResponderExcluir
  17. PODERIA ME ENVIAR A RESPOSTA POR E-MAIL?

    ResponderExcluir
  18. Olá Monica, esqueci de mencionar isso no post, é importante escrever que pode ser aberto pela ETC e pode ser a mão mesmo, não tem problemas. Em relação a ''embalagem'' eu sempre envio os meus livros através de envelope, não tem problema... Em relação ao carimbo realmente eu não conhecia...

    Abraços e vlw por avisar desse detalhe :)

    ResponderExcluir
  19. Olá Vivendo a verdade, verdadeiramente eu não sei ao certo te informar ao certo o valor, seria mais fácil você especificar o preço dos 5 livros porque eu não sei direito como calcular o valor quando a mercadoria ultrapassa 1kg, mas acho que ficaria por volta de uns 13 reais...

    Não achei o seu e-mail, qualquer dúvida entre em contato com o blog..

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá, Caíque. Uma amiga me passou a sua dica e eu fui pesquisar. Na verdade, a forma de envio é o Impresso (http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=BCD3766C-0E69-3567-EF6B89F99BBA5413).
    O Registro Módico é um serviço adicional que pode (ou não) ser contratado. O que ele adiciona é o rastreamento da encomenda.

    ResponderExcluir
  21. posso receber encomenda de roupa de cama, pelo registro módico.

    ResponderExcluir
  22. E quanto ao frete? Com o registro módico também pago pelo frete?

    ResponderExcluir
  23. eu não consegui achar o link dos preços e pesos no site, pode me informar onde achou?

    ResponderExcluir
  24. Cara, que bacana essa informação!
    Agora posso enviar o meu livro "FUI PERDOADO - A Liberdade em Cristo e o Propósito do Perdão" para as pessoas.
    http://wandersonsabino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil, boa sorte com o livro. ^^

      Não sei se pode enviar CD e DVD :/

      Excluir
  25. Pelo que entendi, ao ler no site dos correios, posso enviar CDs e DVDs também né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. e se eu for enviar varios livros tipo 10 pago só um valor, ou cada livro vai ser cobrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você será cobrado pelo peso da encomenda, não pela quantidade :)

      Excluir
  28. Caique ... e se eu colocar um chameiro dentro do envelope... será que consigo esse serviço também???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Aline, essa ficarei te devendo, mas acho que sim.. Já fiz isso e não deu problema.

      Excluir
  29. Olá tambem existe essa modalidade em frete internacional, grato.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Caíque por divulgar o que muitas vezes os próprios correios não desejam divulgar. Dessa forma vamos apenas fazer valer o que é nosso direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, também não sabia desse direito e até então pagava mais caro por não saber.

      Excluir
  31. Olá boa noite,preciso muito de ajuda.
    Estou vendendo uma Coleção com 54 livros da Agatha Christie,aqueles de capa dura pela editora Altaya.
    Bom recebi algumas mensagens de compradores porém nunca vendi algo na internet.
    Sei que quem adquiri o produto é que paga o frete.
    Bom minha pergunta são 54 livros,mais ou menos 25 a 30 kilos quanto sairia ???
    Como funciona o frete ??
    Chego no correio com a encomenda e o comprador paga quando recebe o produto ??? Pago alguma taxa ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai pagar uma taxa de seguro sobre o valor do produto ,e só envie depois q o $ estiver em sua conta

      Excluir
  32. não encontrei no site dos correios esta tabela com pesos e preços, você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  33. Segue os novos links:

    http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-adicionais-nacionais

    http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-nacionais_pasta/impresso-normal

    ResponderExcluir
  34. Muito boa a Dica. Veja que ainda assim pagamos muito caro por este serviço. Vou dar um exemplo:
    Se você comprar uma bateria de celular da china, pagará por ela $1 dólar, isso mesmo, um dólar e será entregue por uma fiorino dos correios em sua casa. Sem valores adicionais. Quem paga esse frete do produto chines??? Nós é claro!

    ResponderExcluir
  35. Ola gistaria de saber como fasso para ter o registo médico (a carta que fala que os correios devem fazer este serviço) tem algum saite específico? Para que eu possa imprimir? Se poder enviar pra mim por email e agradeço uitinei92@bol.com.br Obrigado !

    ResponderExcluir
  36. Ola gistaria de saber como fasso para ter o registo médico (a carta que fala que os correios devem fazer este serviço) tem algum saite específico? Para que eu possa imprimir? Se poder enviar pra mim por email e agradeço uitinei92@bol.com.br Obrigado !

    ResponderExcluir
  37. Muito bom o post.
    Mas nunca enviei coisas por correio, então ao chegar eu digo que quero enviar o livro pelo serviço Registro Módico, está correto?

    ResponderExcluir
  38. não sabia que o correio podia simplesmente se recusar a enviar coisas, que absurdo...

    ResponderExcluir
  39. Amanhã vou vender o livro PENSADDORES DE ONTEM E DE HOJE e, seu blog foi de grande utilidade.
    Sucesso!
    Aldeny

    ResponderExcluir