04 abril, 2013

Como ler rápido e entender um livro?

As vezes fico pensando se eu leio rápido ou devagar. Quando emprestava meus livros para uma amiga no ano passado eu ficava de cara com a rapidez que ela lia as histórias contadas em mais de 500 páginas, e as vezes até mesmo com uma linguagem complicada e difícil de entender. Sem exagerar, essa garota lia um livro desse tamanho em apenas 2 a 3 dias enquanto eu demorava quase 5 dias ou uma semana para chegar no término da narrativa. 

Depois de ter emprestado muitos livros para essa garota, uns 3 por semana, decidi conversar com a ela a respeito de um livro que nós já tínhamos lido, O Caçador de Pipas, e me surpreendi de certa forma. Quando converso sobre alguma história é para debater algum acontecimento, ou até mesmo a atitude dos personagens, e essa amiga não lembrava de quase nada, e o interessante é que ela tinha terminado a leitura em um dia anterior e eu já tinha lido no início do mesmo ano.

Minha conclusão sobre o assunto é que ela lê rápido mas não absolve todos os detalhes da narrativa, nem mesmo os personagens dependendo do caso, não adiantando então a rapidez ao ler o livro. Em contra partida, uma outra amiga (estava a fim dela na verdade) lê bem mais devagar, mas sabe todos os detalhes do livro caso eu pergunte a ela. E acredite: eu perguntava e nos ficávamos debatendo por muito tempo sobre o destino que a autora dava para a história, no caso foi com o livro Jogos Vorazes.

Mas e se você quiser ler rápido compreendendo a história, tem alguma maneira prática e fácil para conseguir isso? Sim, segundo resultado de algumas pesquisas na internet. Na verdade eu não testei ainda, vou testar, portanto não sei se as dicas são válidas. Vou apresentá-las para vocês:

Leitura Dinâmica
A leitura dinâmica exige disciplina e prática constante, além da boa vontade em almejar esse ''dom''. Você precisa primeiramente abandonar a vocalização das palavras, pois além de dar sono é um obstáculo para ler mais rápido. Logo, tente evitar ler em voz alta, ou com os lábios, essas coisas.

Um leitor comum costuma ler 20 linhas por minuto, eu leio uma página que dependendo do livro contém 35 linhas. Com a leitura dinâmica você conseguirá ler o dobro, o triplo ou até mesmo mais linhas por minuto sem deixar escapar detalhes importantes da narrativa. Para isso basta explorar as opções que nosso cérebro nos oferece.

Como isso é possível? Segundo o site Literatortura a leitura dinâmica lê em blocos de palavras, ao invés de  palavra por palavra. Você não focará necessariamente em uma palavra, mas lerá “blocos” delas. E cada vez os blocos serão maiores. Se você praticar constantemente trará resultados significativos.

Para aprender a Leitura Dinâmica basta acessar o site: www.algosobre.com.br/leitura-dinamica/, porém existem outras opções variadas como outros sites e até mesmo livros sobre o assunto. Particularmente eu começarei por esse site, espero que realmente dê resultados para continuar buscando outros métodos interessantes.

Espero que tenha gostado do post. O texto foi baseado na publicação do site Literatortura, para acessá-la clique aqui.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

13 comentários:

  1. Acho que se for para não entender ou perder coisas importantes, é melhor ler devagar.
    Se fosse um livro escolar ou de faculdade, obrigatório, que não exigisse tantos detalhes (só um entendimento amplo), então valeria a pena, com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha, quem tem um blog tem que apurar um pouco na leitura, por causo da frequência das resenhas, mas também não adianta você publicar uma resenha por semana sendo que não absorveu tudo.
    Sou à favor de qualquer leitura, lenta ou rápida, pois o que importa mesmo é entender a história! ^^

    Beijos
    Rafa-Eu + Livros

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post.
    Olha eu leio até que rápido um livro de 400 páginas eu consigo terminar em 3 dias (considero rápido)
    e eu lembro bem dos acontecimentos e detalhes!

    http://livrossaofilhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei a postagem. Quando vivi em Cusco- Peru, fiz aula de leitura veloz e achei mega difícil, pq eles ensinam a controlar a mente e ler por blocos, não palavras. Realmente é rápido, mas difícil de memórizar o texto no início. Segundo o professor vc vai pegando prática e consegue memorizar bem. Uma das minhas professoras na faculdade, aqui no Brasil, nos disse que a melhor maneira de aprender a ler não por sílabas.( como muitos de nós aprenderam na infância) Bem, eu leio devagar, não consigo ir muito rápido.
    Um beijo
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post. Eu sou mais uma das pessoas que leem devagar um livro, mas que procuro sempre entender o que a história está me passando, porque não adianta eu ler rápido e não entender nada e além de tudo, eu não viver a história juntamente com as personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, tem que ler pra viver junto. O que adianta ler por ler??
      Acredito que leitura trás muitos ensinamentos, então é bom usar nosso dom humano pra valer.

      Excluir
  6. Depende muito do livro,se for algo como harry potter,leio em algumas horas,agora,se for algo mais sofisticado como a montanha mágica,de Thomas Mann,ou ou o homem sem qualidades,de Musil,realmente mais tempo será necessário para a realização da tarefa(complexidade requer tempo para ser compreendida e devidamente absorvida)

    ResponderExcluir
  7. É como matemática,você precisa compreender o rudimentar(multiplicação,divisão,adição e subtração),para conseguir assimilar e realizar com sucesso e sem extremas dificuldades,temas dentro dela,que exijam mais da sua capacidade.
    Quanto mais você ler,quanto mais palavras conhecer,mais fácil será ler um livro complexo,na mesma velocidade que se lê um infanto-juvenil

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Sim, pelo menos para mim :) Vale a pena tentar

      Excluir
  9. As dicas foram realmente incríveis! Sempre quis ter leitura dinâmica, pois sou muito preguiçoso para ler, leio um livro de 600 páginas em um mês, se eu lesse um pouco mais rápido, poderia ler mais em menos tempo.
    Adorei as dicas e o blog, já estou seguindo!

    http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Diferente das pessoas aqui (que leem por diversão ou pra conhecer histórias), meu objetivo é LER pra adicionar a minha vida os ENSINAMENTOS. É dizer, SEMPRE tentar tirar algo pra minha vida as coisas da leitura, mesmo que sejam HARRY POTTER ou AS AVENTURAS DE PI.
    Imagina você COMEÇAR A LER OBRAS DE SHAKESPEARE e quando terminar a obra é uma pessoa muito mais intelectual? Que lindo. Por isso apoio a leitura lenta, pra dar tempo de pensar sobre. Mas bem que essa dica do site seria legal, ler rápido e entender tudo.
    OBRIGADO, e espero que concordem comigo (: ...

    ResponderExcluir
  11. que nada, tem gente que le pra sair por ai perguntando os outros se ja leu tal livro, pra ficar se achando o bomzao, intelectualzão, eu leio um livro de 400 paginas em 3 dias, e dae se nao lembrar dos detalhes?, ate quando assisto seriado nao lembro dos detalhes, as pessoas gostao de debater sobre o livro que leu , pra ver quem leu mais quem sabe mais, pura besteira isso.

    ResponderExcluir