12 junho, 2013

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra | Resenha

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma opção interessante para quem gosta de livros. O autor mescla a história dos livros e a modernidade atual citando e-books, e-readers e sistemas inteligentes que nem mesmo conhecemos. Além disso somos apresentados ao grande mistério da livraria do Mr. Penumbra.

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan | 288 Páginas | Novo  Conceito 2013 | Ficção 

Robin Sloan sempre gostou e foi próximo da tecnologia e da modernidade. Porém, sua passagem do mundo da tecnologia para o mundo impresso aconteceu, segundo ele mesmo, numa manhã de terça-feira quando chegou ao clube Grolier — um reduto de colecionadores de livros raros — e apaixonou-se por todos aqueles livros impressos. Depois disso, através do Twitter, teve a ideia de escrever A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, seu primeiro livro.

Clay Janon é um cara que tinha a vida feita, tendo um bom emprego e sendo bom no que fazia, o que lhe rendeu diversos prêmios. Porém, uma crise fez com que fosse despedido do trabalho enquanto a empresa de adequava a um novo cenário. Sem muitas alternativas, Clay começou a procurar empregos em classificados, mas foi andando pelas ruas de São Francisco que ele viu uma placa em uma livraria 24 horas contratando atendente para o período noturno.

Lá ele conhece Mr Penumbra, o proprietário da livraria que acaba contratando o rapaz depois de um teste rápido de encontrar livros. A livraria em si é muito estranha, tem paredes altas composta de livros e escadas nas estantes e um corredor pequeno, o que me fez lembrar quando Harry Potter foi comprar sua varinha. Porém o mais esquisito é o fato de que: Clay não pode ler nenhum livro da estante, poucas pessoas visitam a livraria e sempre escolhem livros de uma categoria que é no mínimo muito esquisita. Também tem o fato de que o jovem tem que registrar em seu livro de registros como é o cliente que pegou o livro na livraria, como  são suas características físicas, roupas, etc.

Lógico que Clay é curioso e, quando é impulsionado por seu amigo Mat, ele abre um livro o acervo do Clube do Livro que está escrito em código. Ele começa a ter interesse em decifrar todo o mistério e descobrir mais sobre o estranho Mr. Penumbra, sendo assim ele embarca em uma aventura com sua amiga  que trabalha no Google Kat ficante, nerd e gostosa e seu melhor amigo de infância, que depois de ser sozinho na escola está rico. A partir desse ponto conhecemos uma organização secreta, segredos que podem trazer a imortalidade e assuntos interessantes sobre livros e tecnologia.

O que mais marca nessa leve narrativa são, sem dúvidas, os personagens que são muito envolventes, bem escritos, desenvolvidos e legais. Nesse livro o leitor fica muito próximo de Jannon, Penumbra, Kat, Mat... entendendo todas as suas emoções e descobrindo as coisas juntamente com eles. A diagramação da editora ficou muito legal assim como a capa e a revisão. A divisão dos capítulos são bem distribuídas nas quatro partes da história.

O livro começa legal, envolvente, interessante e o leitor não vê as páginas virarem, mas na metade a história para de acelerar, o autor começa a detalhar coisas que poderiam ser escritas em poucas páginas. Fora a fantasia que Robin começa a inventar, acontecimentos difíceis de serem engolidos com algumas ações exageradas dos personagens. Não encontramos no livro acontecimentos mirabolantes, reviravoltas e outras coisas do tipo, simplesmente o enredo vai indo, mais isso não é um ponto tão ruim.. O que não gostei mesmo  foi do final, frustrante e sem aquele brilho, fechei o livro com raiva do autor. Mas isso é algo pessoal e só lendo para entender o que estou falando, tem gente que adorou. Porém, o carisma de Clay e de seus amigos faz com que a gente continue lendo, rindo de alguns momentos e atentos para a solução do grande mistério.

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um livro bom para se distrair e aprender um pouco com um autor que ama livros e tecnologia, mas não é o livro perfeito, contudo você vai rir, divertir e se emocionar com os personagens, seus costumes e segredos e aprender mais sobre o valor da amizade.


Quote:
Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra.

Avaliação: 
 (Bom)

O autor:
Robin Sloan é de Detroit, estudou economia em Michigan e é coautor de uma revista literária chamada Aveia. Entre 2002 e 2012, trabalhou no Poynter Institute for Media, na Current TV e no Twitter, dando suporte às novas mídias. Sua passagem do mundo da tecnologia para o mundo impresso aconteceu, segundo ele mesmo, numa manhã de terça-feira quando chegou ao clube Grolier — um reduto de colecionadores de livros raros — e apaixonou-se por todos aqueles livros impressos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

  1. Gostei dessa resenha sua! E acabei me interessando pelo livro que parece ser muito bom e interessante, e a capa dele é linda!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Caíque, essa é a primeira resenha que li sobre esse livro. Desde o lançamento não tive interesse em lê-lo, tanto pelo título que achei estranho, quanto pela sinopse que não me atraiu. Mas adorei a sua resenha, você me deixou muito curiosa para saber que mistério é esse que está por trás da livraria e dos livros e por isso adicionei a obra na minha wishlist. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Caíque...Não solicitei esse livro e agora eu quero kkkkkkkk'
    Sua resenha me deixou curiosa, parabéns ^^
    Brubs

    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  4. Oi Caique!
    Acho a capa desse livro linda. Ainda não tinha lido resenha sobre ele.
    Gostei da sua. Mas não sei se leria, apesar de você ter me deixado curiosa porque ficou com raiva do autor com o final. rsrsrs
    Obrigada pela visita.
    Já estou te seguindo.
    Beijos
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha! :)
    Estou ansiosa para ler este livro, apesar das pessoas falarem que não é aquela coisa, há vários pontos positivos, como você citou aqui!

    Obrigada pela visita! ;)
    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Este livro será uma das minhas próximas leituras. Estou tentando não criar muitas expectativas, para não me decepcionar.
    Percebi que você gostou da forma como o enredo foi sendo construído, mas não curtiu muito o desfecho. Espero que isso não aconteça comigo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Caíque!
    Parabéns pela resenha! Gostei muito. Bom, esse livro parece ser muito interessante, mas sei lá, fiquei com um pé atrás depois de ter citado o fato de não ter curtido o final. E logo os finais que são super importantes!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Caíque!
    Muito boa sua resenha. Concordo Com vários pontos citados por você,Principalmente sobre os personagens. Na minha opinião uma das melhores coisas do livro. São simples,porém muito carismáticos.
    O final de fato deixa um pouco a desejar,mas o caminho percorrido até chegar a ele vale a pena né? heheh
    Parabéns pela ótima resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. (Autor do blog) Devido a um problema com a plataforma Disqus, estou postando novamente os 34 comentários que foram ''perdidos''.

    Autora: Milla Neves

    Ah, a proposta é muito boa! deve ser legal mesmo! Quero ler o mais breve possível. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir