22 junho, 2013

Resenha: Universidade Monstros (Filme)

Eu quero virar um assustador!

Essa é a primeira vez que resenho um filme para o Entre Páginas de Livros e estou estreando também a coluna Nas telas dos cinemas para um blog que fala de livros. É meio contraditório isso, mas acredito que vai ser legal. A primeira resenha vai ser de um filme que assisti ontem no cinema, no dia do lançamento: Universidade Monstros.

Universidade Monstros | Disney Pixar | 1h 38min | Animação | Livre / Infantil | Direção: Dan Scanlon | Com: Billy Crystal, John Goodman, Peter Sohn, Charlie Day, Steve Buscemi, Joel Murray e Dave Foley | Lançamento*: 21/06/13 | Adoro Cinema

Universidade Monstros conta o que aconteceu com  Mike, Sulley e outros personagens, antes do filme Monstros S.A. A Disney fez uma boa escolha em não dar sequência ao filme lançado em 2001, e sim mostrar a evolução dos personagens até chegar no ponto do primeiro filme.

Nessa nova história conhecemos o Mike (imagem) quando ele ainda era uma criança. Na época, o monstrinho era bem menor, usava aparelho e era ignorado pela turma toda, que não lhe dava a mínima confiança. Em uma excursão na Monstros S.A., Mike teve um sonho de se tornar um assustador, é ali que ele queria trabalhar no futuro, e para isso, ele começa a estudar muito e entra na Universidade Monstros.

Isso mesmo, existe uma Universidade para os monstros que querem se tornar assustadores! O problema é que, apesar de saber tudo que está nos livros, isso é, toda a teoria para assustar as crianças e recolher seus gritos, Mike não é nem um pouco assustador, porém ele não percebe isso.

O seu primeiro amigo na U.M. é o Randall (seu adversário em Monstros S.A.), que chega a ajudar nos estudos antes de o deixar na mão para estar do lado dos ''descolados''. Enquanto isso, Sulley é um descolado, vindo de uma família tradicional de assustadores que deseja manter a tradição de sua geração. Ele sabe assustar naturalmente, mas é péssimo na teoria, sendo totalmente o oposto de Mike, que chega a disputar com o grandalhão para ver qual é o melhor. Sim, o monstrinho verde de um olho é bem nerd, mas sem credibilidade nenhuma!

Art está entre os novos personagens da franquia 'Monstros S/A' (Foto: Divulgação)O climax da história ocorre quando começam os jogos anuais da escola. Sem ter outra dupla, Mike se junta com Sulley e outros novos personagens para montar uma equipe. O problema é que os integrantes da equipe são perdedores, e se forem derrotados nos jogos estarão expulsos da Universidade. A partir desse ponto começa uma disputa frenética entre as equipes, e Mike e seus amigos precisarão vencer a qualquer custo para garantir seus futuros na U.M.

O filme não tem muita novidade, se resumindo no básico. Os principais personagens de Monstros S.A. são agora adolescentes que estão cursando a universidade. Senti falta da Boo, mas novos personagens são criados, cada um com a sua mania, suas qualidades e diferenças. Porém, não são do tipo inesquecíveis e marcantes.

A amizade entre Mike e Sulley é muito explorada, mesmo porque eles eram praticamente rivais, e entender como tudo começou explica bastante coisa. Digo o mesmo para a relação do Randall com a dupla. E os novos personagens encontram o seu lugar no final da história, fato que explica porque eles não aprecem no primeiro filme, e a Disney Pixar se deu bem pensando nessa estratégia.

Falando nisso, não precisa ter visto o primeiro filme para entender esse, é até mesmo interessante a relação entre eles: quando assistimos o lançado em 2001 primeiro, conseguimos lembrar de várias coisas que são explicadas no segundo, e vice versa.

É impossível dizer que Universidade Monstros superou Monstros S.A., porque está longe disso. Contudo, o filme faz o telespectador se divertir, dar algumas gargalhadas e matar a saudade dos monstros mais famosos criados pela Disney Pixar. Vale a pena assistir essa produção, que está em exibição (2D  e 3D) nos principais cinemas do Brasil.

CURIOSIDADES
- Já percebeu que em toda produção da Disney Pixar encontramos um curta antes do filme começar? Então, em Universidade Monstros conhecemos a história de amor entre dois guarda-chuvas, é bem legal e divertido! Confira um trecho: The Blue Umbrella 
- Os primeiros rumores de Universidade Monstros surgiram em fevereiro 2010, mas o projeto só foi oficializado pela Disney em abril do mesmo ano.
- Algumas produções da Pixar ganharam continuações, mas Universidade Monstros é o primeiro filme de prelúdio produzido pelo estúdio. A animação revela a vida de James P. Sullivan e Mike Wazowski antes de Monstros S.A. (2001).
- O ator Frank Oz, que deu voz ao Fungus de Monstros S.A., assume o mesmo personagem em Universidade Monstros, após oito anos sem trabalhar com dublagens.
- Nas produções da Pixar é possível perceber algumas referências do estúdio e dos seus realizadores. Em Universidade Monstros, o endereço da fraternida Oozma Kappa é o mesmo da casa em que o diretor Dan Scanlon cresceu. Já a biblioteca (Bohol Hall) do filme ganhou o nome do artista que a desenhou: Nelson Bohol.
- A Universidade Monstros tem seis cursos diferentes: Terror, Engenharia, Letras e Ciências Sociais e Monstruosidades, Ciências, Comércio e Divisão Aquática.
Fonte
TRAILER DE UNIVERSIDADE MONSTROS


O que acharam da resenha? Deixe seu comentário :)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. (Autor do blog) Devido a um problema com a plataforma Disqus, estou postando novamente os 34 comentários que foram ''perdidos''.

    Autora: Brenda Faria

    Ah, eu to doida pra assistir a esse filme!!!! Eu achei uma gracinha a resenha dele!! Também senti falta da Boo enquanto eu lia ao post. Mas é isso mesmo. Um personagem dá lugar para o outro e a história continua...(Mas eu não queria q a Boo saísse de cena :/ )

    Adorei os videos postados também! Muito legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. aaaain, deve ser muito fofo!! quero assistir! :)

    ResponderExcluir