24 junho, 2014

Meu blog é neutro em CO2!

Eu sou um daqueles caras que sempre defende o meio-ambiente e sempre anda preocupado com questões ambientais além de se importar com pequenas atitudes para a preservação que fazem a diferença. Afinal, todos deveriam se preocupar com questões ambientais já que o meio-ambiente é um recurso vital que se não for preservado poderá gerar drásticas consequências, como já está acontecendo.

Quando vi uma postagem no blog Eu + Livros referente a esse assunto fiquei bastante entusiasmado, se trata de uma campanha feita pelo Guiato que tem como iniciativa a redução do uso de papel ao disponibilizar ofertas online, colaborando com a conservação através de duas iniciativas. Uma delas é "Meu site é neutro em CO2" e a outra "Empregos Sustentáveis".

Guiato
Com o selo “O meu blog é neutro em CO2″, o blogueiro colabora com a restauração da biodiversidade brasileira e neutraliza a emissão de carbono do blog. Para cada blog que coloca esse selo, uma árvore é plantada. Em parceira com o  Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), o objetivo do Guiato é restaurar áreas desmatadas através do plantio de mudas nativas na região de Apucarana, no Paraná. Além disso, a Gesto Verde faz parte de uma rede internacional de iniciativas baseadas no mesmo modelo, as quais já plantaram mais de 3 mil árvores na Europa.

Uma árvore neutraliza as emissões de CO2 do seu blog.
De acordo com um estudo realizado pelo ambientalista e físico da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, um internauta produz, em média, cerca de 0,02 gramas de CO2 por exibição de página. Considerando que um blog geralmente recebe em torno de 15 000 visitas por mês, isso resulta em 3,6 kg de CO2 emitidos por ano. Este total é gerado principalmente pelo grande consumo de energia, devido à refrigeração necessária para o funcionamento de computadores e servidores.

(...) o plantio de uma árvore absorve uma média média de 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite anualmente cerca de 3,6 kg de CO2. Uma árvore é então capaz de neutralizar as emissões de CO2 de um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período.

tree-co2-blog

As árvores são plantadas na Floresta Gesto Verde, em Apucarana no Paraná, em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF).



Meu Blog é neutro em CO2, neutralize o seu também. Saiba como.

As informações acima foram encontradas no site Guiato (clique aqui).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Que legal que você também abraçou esta causa, Caíque!
    O meio ambiente é importante, mas as pessoas geralmente não percebem isso e agem inconscientemente.Pode parecer uma coisa simples, mas imagina quantas árvores poderiam ser plantadas se cada blog e site colocasse este selo?

    Abraço,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir