04 julho, 2014

Novas capas da trilogia Estilhaça-me: Como ficou?


Em 2012 a Novo Conceito lançou no Brasil o primeiro livro da trilogia Estilhaça-me escrita pela carismática Tahereh Mafi (leia resenha clicando aqui). Na época do lançamento a editora decidiu adotar a capa lançada internacionalmente que continha uma mulher, que seria a protagonista Juliette, em um fundo prateado. 

Particularmente eu achei a arte da capa de Estilhaça-me muito bonita, porém a editora da Tahereh internacionalmente decidiu mudar o padrão a partir do segundo livro, Liberta-me, adotando um olho no centro da ilustração, essa nova arte da capa foi adotada nos livros posteriores e o primeiro ganhou uma nova edição com esse mesmo padrão.

Nessa história toda a  Novo Conceito decidiu lançar Liberta-me com uma arte própria de capa para que a série continuasse com o mesmo padrão do primeiro livro, isso porque que se eles fossem adotar a nova ilustração iria ter que criar uma nova edição de Estilhaça-me prejudicando assim os leitores que já haviam comprado o primeiro livro da série já que eles ficariam com um livro diferente de todos os outros (na imagem abaixo você entenderá melhor).

Contudo, os fãs da trilogia e também outras pessoas não gostaram do trabalho da editora com a capa de Liberta-me, que, convenhamos, ficou um pouco estranha e nem um pouco chamativa. Mesmo com protesto dos leitores e diante das reclamações a Novo Conceito já não podia fazer muita coisa e acabou lançando o segundo livro da trilogia com a capa que havia sido divulgada.

Porém, toda essa história mudou no terceiro livro, Incendeia-me, já que a editora lançou com a capa seguindo o padrão internacional com um olho azul no centro e um fundo verde. Essa capa ficou muito bonita e a decisão foi apoiada por muitas pessoas. Porém, como a editora tem responsabilidade com seus leitores ela disponibilizou para aqueles que solicitaram no prazo (foi divulgado no Entre Páginas de Livros) novas jackets para personalizar os dois livros anteriores que automaticamente acabaram ganhando uma nova capa.

Confira o comunicado oficial da editora:
Sim, sim. Nós sabemos o quanto os fãs de uma série ficam desapontados com uma mudança de capas. Dizem por aí há quem diga que mais importante que uma capa é o conteúdo do livro, mas nós entendemos a frustração.
A primeira capa que lançamos para Estilhaça-me é a original. No entanto, alguns meses após o lançamento do livro, as capas da versão americana foram alteradas. Naquela época, assim como a eterna indecisão de Juliette, a opinião de nossos leitores se dividiu e nós decidimos que a continuação da série deveria seguir o mesmo padrão do primeiro livro que lançamos – mea maxima culpa!
Há momentos em que é preciso decidir-se – e assim como a frase de Liberta-me, gostaríamos de comunicar que não só a reimpressão dos exemplares contará com as novas capas, mas que também disponibilizaremos um espaço exclusivo em nosso site para que os leitores possam solicitar as novas jackets originais de Estilhaça-me e Liberta-me.

Confira agora uma galaria de imagens com os três livros onde realizei diversas comparações entre as capas novas e antigas: (aperte o play :D )


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Caique, não tenho vontade ler os livros, mas as capas são lindas!!! Eu até compraria só para ter eles enfeitando minha estante haahahaha
    Abraços!

    Encantos Paralelos!

    ResponderExcluir
  2. oi, gostaria de saber onde tu comprou os livros com a capa nova (olho)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, teve uma época que a Novo Conceito disponibilizou as jackets gratuitamente para quem solicitasse no período determinado (foi divulgado por aqui). Porém, o 3° livro já vem com a nova capa. :)

      Excluir