10 julho, 2014

[Resenha] A máquina de contar histórias - Maurício Gomyde

 
Adicione o livro no: Skoob / Orelha de Livro     |     Encontre o melhor preço

O primeiro livro que li do Maurício Gomyde foi Ainda não te disse nada seguido de O rosto que precede o sonho e agora A máquina de contar histórias que foi o primeiro livro do autor lançado pela Novo Conceito depois que ele deixou de publicar seus livros de maneira independente. Porém, mesmo com um enredo totalmente novo com uma nova fórmula e uma narrativa fácil e simples,  A máquina de contar histórias ainda não consegue superar Ainda não te disse nada.


Em seu novo livro, Gomyde decidiu deixar o amor entre casais de lado e apostou em um novo tipo de amor, talvez mais forte, verdadeiro e leal: de um pai com suas filhas tendo que superar a morte da esposa e encontrar maneiras para ganhar a confiança das filhas. Ao tomar essa decisão o autor mudou a fórmula usada em alguns livros anteriores e deu certo.

Através de capítulos curtos, conhecemos a história do renomeado escritor brasileiro Vinícius, que é uma verdadeira máquina de contar histórias e que está lançando seu novo livro, que é um dos mais esperados pelos leitores, em Belo Horizonte. Toda a felicidade do autor se esvazia quando recebe o recado da morte da mulher, Viviana, que sofria de leucemia e finalmente descansou e se livrou de todo o sofrimento.

A alguns anos atrás, Viviana recebeu o diagnóstico da doença e descobriu que estava com leucemia. A notícia pegou a família V de surpresa deixando todos tristes. O problema é que Vinícius não esteve tão presente na vida de suas duas filhas, Valentina que tem 16 anos e da pequena Vida de apenas 4 anos e não entende direito o que está acontecendo. O autor preferiu encontrar na escrita de seus livros um refúgio para a realidade não prestando muita atenção no mundo a sua volta. Além disso, o rapaz não esteve do lado da mulher quando ela mais precisava, quando ela já não aguentava mais tanto sofrimento.


Agora, todo o sucesso não importa para Vinícius que está sem amigos e segue rejeitado pelas filhas, principalmente pela Viviana, gerando uma dor tremenda e um vazio maior em sua vida. Resta a ele tentar ganhar o amor da sua família e tentar recuperar o tempo perdido, voltando a unir e trazer a felicidade restante para a família V.

Será que Vinícius vai conseguir reconquistar a confiança das filhas?

É nesse momento que a narrativa do livro começa a ganhar impulso e ficar mais interessante e diversificada já que Vinícus viaja com suas filhas para Itália, Espanha e Inglaterra. Nesse momento, além do leitor acompanhar as tentativas do protagonista para reconquistar o amor e confiança das filhas ele também viaja junto com os personagens para esses países devido as ótimas descrições nos momentos certos.

Além disso, o leitor aprende com o livro, assuntos como técnicas para criações de novas histórias e escrita são o que não faltam. Será que é melhor escrever usando técnicas ou amor? Isso é discutido nas páginas do romance que traz também assuntos como músicas (característico do autor, que também é músico, em seus livros), amor, o perdão, união e a importância de uma família unida.

Todos os personagens foram bem construídos, descritos e detalhados assim como os cenários. Em alguns momentos o leitor ficará com raiva do Vinícius, em outros pena e finalmente torcendo por ele. Além disso, a leitura é leve, rápida e instigante, não é fácil largar o livro e é fácil acompanhar a nova história criada por Gomyde em uma única tarde.

Como se não bastasse, o leitor se depara com reviravoltas e um final emocionante, capaz de fazer muitas pessoas chorarem. Certamente esse é o melhor momento do livro que te deixará boquiaberto e te surpreenderá.

A máquina de contar histórias é um livro simples, mas que carrega em sua simplicidade fortes emoções, um enredo novo, diferente, leve, divertido que te fará rir, chorar e ficará em sua memoria por muito tempo e mais: que tocará e fará muitos leitores refletirem sobre a vida após a última página. Uma leitura mais que indicada a todos os leitores e que prova a qualidade dos livros nacionais.

A vida é uma jornada com começo, meio e fim. Cada pessoa é o herói da sua própria caminhada.
Book trailer 
Nota geral: 4,5 / 5,0 = Ótimo
Capa: 5/5----- Diagramação 5/5 ----- Personagens 4.5/5 ----- Cenário 4.5/5 ----- Narrativa 4.5/5

Algumas informações relevantes
Gênero: Ficção / Romance --- Páginas: 192 --- Lançamento: 2014 --- Editora: Novo Conceito (Novas Páginas) --- ISBN: 978858163040
Leia também: Biografia do autor Maurício Gomyde

Livro enviado de parceria com Grupo Editorial Novo Conceito

www.editoranovaspaginas.com.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Oi, Caique! Nunca li nada do autor, mas já tinha me interessado quando li a entrevista dele lá pro Encantos (ainda não foi pro ar, somente semana que vem).
    Parece ser muito bom mesmo, não sei muito a respeito dos outros livros dele, então, esse seria uma opção muita boa.
    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Caíque, tudo bom?
    Até agora só li "Ainda Não Te Disse Nada" e gostei muito do livro. "A Máquina de Contar Histórias" parece muito legal também, e se tu disse que é legal, provavelmente é! hahaha

    Abraços,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir