01 setembro, 2014

Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alíre Sáenz | Resenha

Olá leitor, tudo bem?

Hoje vou te contar um pouco da história de Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo escrito por Benjamin Alíre Sáenz e lançado no Brasil em 2014, pela editora Seguinte, um selo da Companhia das Letras. Esse foi o primeiro livro em formato epub no meu e-reader Lev* e foi uma indicação do Adriano (Geração Leitura.com).


Com um título longo e não muito atraente em primeiro momento, Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo é o típico livro que você compra pela capa que é muito bonita e chamativa e pelo preço que é muito atraente. Com uma sinopse completa e ao mesmo simples o leitor tem uma ideia básica do que esperar desse recente Young Adult, mas, ainda assim Benjamin Alire Sáenz é capaz de surpreender e emocionar qualquer pessoa que lê sua brilhante história.

Às vezes você faz as coisas não porque pensou naquilo, mas porque sentiu. Sentiu demais. E nem sempre você pode se controlar quando sente demais.

A narrativa é contada em primeira pessoa através do protagonista, Aristóteles que é um jovem de 15 anos descendente de mexicano que vive nos Estados Unidos, to Texas (El Paso) com seus pais durante a década de 80. O garoto possui duas irmãs gêmeas de 27 anos que não dão muita atenção e nem vivem com ele, e também um irmão mais velho que está preso: Bernardo, que é assunto proibido na casa. Ari fica triste pela situação que se encontra: ele é extremamente fechado com suas emoções, o seu pai tem feridas da guerra que participou no Vietnã e não convive muito com o filho, já a sua mãe é super protetora. Além disso, o jovem não sabe nadar, não assiste televisão e nem gosta muito de socializar, não sabe bem o que significa amar e ser compreendido, é briguento e temperamental as vezes, mas super sincero em suas emoções, por mais que não tenha se compreendido ainda.

Em um verão acontece algo que mudará a vida do Aristóteles. 

Enquanto o jovem estava pensando que não sabia nadar em uma piscina comunitária ele ouve a voz de um garoto, era o Dante Quintana oferecendo ajuda para aprender a nadar. Dante parecia diferente dos outros garotos presentes no local, Ari aceita e logo os dois se tornam melhores amigos mesmo diante de tanta diferença. Ok, Dante também era descendente de mexicano, tinha 15 anos e poucos amigos, mas ele era feliz, leitor, inteligente, carinhoso, um pouco extrovertido, odiava sapatos, era filho único de ótimo relacionamento com os pais e também possui o dom para desenhar. O que mais ligava os dois garotos era que:

Aristóteles e Dante queriam descobrir os segredos do universo.

Através de uma narrativa leve, sincera e rápida o leitor é apresentado a trajetória de cerca de 2 anos de amizade entre os garotos, acompanha momentos difíceis, felizes, de descoberta e se surpreende com o que acontece em cada página enquanto Ari e Dante tentam descobrir e compreender melhor a si mesmos. Todos os acontecimentos são narrados pelo jovem de forma rápida e direta, mas não perdem a essência ganhando ainda mais emoção.

O autor trata casos atuais como drogas, preconceito, adolescência, puberdade, romance, homossexualidade, problemas familiares, agressão entre tantas outros assuntos que acompanhamos diariamente deixando a história ainda mais real, verdadeira e mais próximo do leitor público-alvo (os adolescentes). Contudo, vale lembrar que tudo se passa na década de 80, quando alguns assuntos eram mais ''proibidos'', porém, Benjamin parece ter se esquecido desse empecilho ao escrever o final que foi muito direto, rápido, um pouco exagerado e irreal. Não que o desfecho seja ruim, ele é incrível, mas o leitor possivelmente se questionará se tudo aquilo realmente poderia acontecer, diferente de todo o resto do livro.

Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo é um ótima oposta da seguinte, um livro ''grande'', que deveria ser lido por muitas pessoas, principalmente pelos jovens que gostaram de Eleanor & Park, A culpa é das estrelas e outros YA e que querem ler um livro simples e de fácil entendimento. Contra indicações: você ficará com ressaca literária ao concluir a leitura e ficará pensando nos personagens cativantes e na simples e verdadeira história por um bom tempo.

Será que todos os garotos se sentiam sozinhos?
O verão não era feito para garotos como eu. Garotos como eu pertenciam à chuva.

Nota geral: 5,0 / 5,0 = Excelente

Algumas informações relevantes:
Gênero: Ficção / Romance / Young Adult --- Páginas: 392 --- Lançamento: 2014 --- Editora: Companhia das Letras (Seguinte) --- ISBN: 9788565765350 --- Título original: Aristotle and Dante discover the secrets of universe
* Impossível avaliar a edição física, como diagramação, por exemplo.

É isso caro leitor, espero que tenha gostado da resenha, até o próximo post :D
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

18 comentários:

  1. Bom, já estou pesquisando o preço para comprar o livro, porque o que li me interessou! Kkkk! Realmente preciso de ler algo do século atual... Boa sugestão! (me desculpe Nicolau Maquiavel!) :D

    ResponderExcluir
  2. Ca,
    Fico muito feliz por você ter amado um livro que eu indiquei. Concordo em vários aspectos e não consigo listar um ponto negativo da trama. Ari e Dante foi uma leitura arrebatadora e que me instiga, fascina e encanta até hoje.
    Quanto ao final, eu até entendo, porém reafirmo o que disse no whatsapp, o autor se comprometeu mais em agradar o leitor com um final que fosse contundente com a trama e a sensibilidade passada por ela. E não com a realidade nua, crua e descabida do preconceito na década de 80. Só minha opinião.

    Adorei a resenha :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando fui em um encontro da Editora Seguinte sobre lançamentos não estava muito confiante sobre esse livro, não achei nada de muito na sinopse dele, mas pela sua resenha fiquei curiosa, ainda mais porque você avaliou como excelente! Eu achava que ele seria meio chato, não sei a história não tinha me atraído muito não - confesso que um pouco porque eu não dou muita bola para essa decáda de 80.

    ResponderExcluir
  4. Olá Caíque,
    não lembro onde havia lido uma resenha sobre este livro, mas lembro de não ter me interessado. Porem sua resenha foi tão profunda, tão explicativa que algo me despertou para a leitura deste livro.
    Confesso que fiquei curiosa, pelo assunto, pois na verdade você fala da amizade, entre eles, mas lá no final você também ressalta outros assuntos e por isso fiquei curiosa o bastante para querer ler o livro.
    Eu acho que vou gostar, pois a premissa dele parece ser bem envolvente.
    E sim, a capa é muito linda.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  5. Olá Caíque!
    Eu achei a capa desse livro linda, mas a história não me agradou. Não é o gênero que costumo ler e mesmo com a sua resenha maravilhosa eu não consegui me apegar com os personagens.
    Pra quem gosta desse gênero deve ser muito bom.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca pensei que esse livro fosse tudo isso! Desde seu lançamento pensei que fosse alguém comentado a vida dos filósofos, nada mais. E agora simplesmente eu preciso desesperadamente desse livro!
    Principalmente quando ele é indicado depois de ser citado meus amados Eleanor & Park e A culpa das estrelas. Agora tenho certeza que esse seria um livro que me fará muito bem; gosto quando livros exploram alguns assuntos "polêmicos".

    Com certeza vai entrar na minha lista de desejados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ola Caique adorei essa sinopse e pelo visto eles terão grandes aprendizados e emoções juntos, o que chama bastante atenção essa amizade e convivio entre eles e muitas emoções. Tenho certeza que vou aprender e gostar muito desse livro. abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Caique

    Faz tempo que quero ler esse livro, antes mesmo dele ser lançado aqui no Brasil. Lembro de ter visto ele em um blog que tinha lido no original e o título enorme logo me chamou a atenção. Eu adoro títulos grandes e as vezes compro só por conta disso. Este, em especial, ainda não foi comprado porque o preço não está lá muito convidativo, vou esperar alguma promoção pra poder adquiri-lo. E essa capa é incrível!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Caíque.
    Admito que esse livro me atraiu pela capa, acho tão linda, mas o conteúdo não chamou minha atenção....até ler essa resenha.
    Dante tem o dom de desenhar?...como eu queria ter esse dom rsrsr, só por essa característica eu já quero conhecê-lo.
    Adoro narrativas onde o autor aborda assunto atuais e de importância relevante.
    Vou fazer essa leitura ciente da ressalva sobre o desfecho, mas eu quero, gosto e preciso de uma história pra ficar remoendo quando o livro termina rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Caíque.
    Toda vez meu comentário é trolado por causa do html, sempre esqueço disso.
    Comentando novamente: eu adoro a capa desse livro, é linda, e é ela que sempre me atrai, a proposta não me cativou até ler sua resenha.
    De cara já gostei de Dante pelo simples fato dele ter o dom pra desenhar, quero conhecê-lo.
    Gosto de autores que trabalham assuntos atuais e relevantes em seus livros.
    Vou fazer essa leitura ciente da sua ressalva sobre o desfecho, mas eu quero, gosto e as vezes, preciso de uma história pra ficar remoendo quando o livro termina rsrs.

    Beijos.
    http://www.leiturasdapaty.com.br/2014/08/editora-valentina-e-suas-novidades.html

    ResponderExcluir
  11. Hey, Caique!

    Desde o seu lançamento, esse livro conseguiu prender minha atenção de uma forma ímpar. Estou desejando-o mais do que qualquer outro, e espero poder adquiri-lo em breve (até porque o assunto abordado me interessa muito, então...)! A capa é muito bela e, mesmo não tendo ligação com os filósofos (Aristóteles e Dante), achei genial a sacada de colocar nomes tão "soberanos" em personagens adolescentes... realmente, preciso desse livro!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Sou louca por essa capa e pelo título, e quero muito ler esse livro, amei sua resenha, esse mês estou sem dinheiro então nem posso comprar livros, só poderei comprar em Novembro então aidna tem chão e vai entrar muitos livros na minha listinha como esse, não gosto de recassa eu fico tão deprê, que as pessoas estranham pois eu falo muito e quando fico com ressaca literária, quase nem falo fico no meu canto pensando no livro.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem um título bem bacana e uma capa maravilhosa, tanto que eu compraria só por causa disso kkkkk Mas não é só isso, a sinopse dele é bem interessante e todos que leram falam bem desse livro, imagino que deve ser muito bom *-* Enfim, adorei a sua resenha, pude saber um pouquinho mais da história e ficar mais interessada ainda *o*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Pena que apesar do desfecho ser incrível, ele não convence. Fico arrasada quando o autor escreve um livro muito bom e no final acaba errando um pouco na contextualização. Realmente nos anos 80 tudo era mais "proibido", e é uma pena que isso tenha sido deixado de lado e o final tenha sido um pouco exagerado e irreal. Mesmo assim, parece ser uma história excelente, e ainda vou querer ler. Amo muito essa capa! *-*

    Beijo!

    Ju
    http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Caíque!!

    Eu quero muuuuuito ler este livro, ele parece maravilhoso! Sua resenha ficou ótima e deu pra entender bem a mensagem que o livro deseja passar. Adorei! ^^

    Beijos,
    Rafa-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. eu estou lendo esse livro pelo flixbook.com.br que é uma assinatura tipo netflix e é sensacional!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    confesso que a primeira vez que vi esse livro foi no Skoob, e super apaixonei pela capa e pelo título, mas não tive curiosidade de procurar saber mais sobre a história.
    Amei tua resenha, me despertou a curiosidade que faltava, e sabendo que o preço é convidativo... estou tentada a comprar.

    Beijoooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  18. Caramba, só o título já me chamou a atenção. Com sua resenha então, PRECISO ler!!! Adorei o jeito como você deixou bem claro a mensagem principal do livro, parabéns *o*

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir