03 setembro, 2014

Entre Páginas de Livros - 3 anos

Olá leitor(a), tudo bem? O post de hoje vai ficar um pouco longo, mas gostaria que você me acompanhasse até o final...


Hoje é um dia meio que reflexivo para mim. Na verdade, sempre, em todos os anos, setembro é um momento do ano em que eu fico pensando na vida, nas minhas conquistas, vitórias e derrotas e nos momentos que passei. É como se um filme passasse em minha mente durante todo o tempo onde a principal atração é a minha vida. Sim, é estranho isso. Porém, acho que a razão é o meu aniversário no dia 18, acho super importante essa data e começo a me avaliar, o que eu fiz até agora? O que eu quero fazer? O que eu quero ser? O que estou me tornando?

Coincidência ou não, no terceiro dia de setembro de 2011 eu estava em casa, não tinha ido na missa, fiquei sozinho e sentado na cadeira e mexendo em meu computador, estava a noite, por volta das 19 horas e eu estava me sentindo angustiado porque queria comentar com alguém sobre o livro Cilada, do Harlan Coben que eu tinha acabado de ler durante a tarde do dia anterior. No Facebook eu não conhecia ninguém que daria atenção para esse assunto e eu fiquei olhando para o monitor, não sabia o que fazer, veio em minha mente uma espécie de solidão. Um recente fã de livros sem amigos que gostam de ler.

Subitamente veio uma ideia em minha mente: por que não criar um blog? Eu já tive um blog de humor e a graça do blog era que ele não tinha nenhuma graça, era ridículo, tosco, as piadas eram mais sem graça do que as que eu conto para os meus amigos. Para você ter uma ideia: o nome dele era: Next Post on Blog e ele tinha mais de 10 mil acessos por dia. Como? Eu não faço ideia. Porém, eu não fiquei muito tempo com ele, felizmente, e fiquei desacreditado com a ideia de ter um blog. Mas, como você sabe, a minha opinião mudou naquela noite do terceiro dia de Setembro.

Primeiro banner do blog, em 2011.

Rapidamente abri a página do Blogger e criei o blog, foi como se todas as ideias viessem na minha mente de uma só vez. Não pensei no título, apenas testei a disponibilidade de Entre Páginas de Livros. Deu certo! Instalei um layout bem simples, como banner básico e escrevi meu primeiro post que veio a ser publicado apenas no dia 5. Além disso pensei: vou criar o ''mês Harlan Coben", onde publicarei tudo sobre a vida do meu autor favorito, escreverei resenha dos livros que li e que iria ler, a biografia do autor, entre outras coisas. Tive a certeza: aqui alguém vai ler e me entender, poderei compartilhar minhas ideias com outros leitores.

A medida que os dias foram passando descobri os benefícios e responsabilidades em ter um blog. Consegui parceria com a Giz Editorial, Landmark e recebi um dos maiores presentes da minha vida: a Mariana, da Arqueiro, deu a ideia, através de um tweet, de eu ser parceiro do grupo GMT editores que hoje conta com Sextante, Arqueiro, Primeira Pessoa, e Saída de Emergência. Fiquei super feliz, pulei de alegria: eu receberia livros do Harlan Coben para resenhar, meu autor favorito, o cara que basicamente é culpado por eu ter o Entre Páginas de Livros. Teria um ''trabalho'' com a editora, em resenhar os livros deles para os leitores, comentaria o que eu achei, convenceria as pessoas a comprar ou não o livro. Foi um momento em que eu me senti importante e feliz, Até hoje, quando recebo um livro penso: lá vou eu embarcar em uma viagem e compartilhar com os outros fãs de livros a minha opinião.

Sim, muitos leitores do blog já compraram livros por causa das minhas resenhas, muitas pessoas começaram a ler Harlan Coben devido aos meus textos. Já teve caso de sortudos que por causa de promoções aqui no blog começaram a ler mais. É super gratificante isso, me sinto extremamente feliz por isso, em pensar: eu consegui. Eu não fico me achando, apenas feliz e motivado a continuar com tudo isso que foi criado em uma noite, a partir de uma pequena e simples ideia.

Não posso esquecer das amizades. Conheci muitos amigos por causa do blog, pessoas que conheci em 2011, 2012, 2013 e esse ano, uns eu ainda converso, outros mantenho contato mas já fizeram meus dias alegres por comentar tanto sobre livros sem que o assunto ficasse chato, simplesmente porque amamos, porque compartilhamos o mesmo gosto. Não vou citar aqui o nome de todos, mas a Luisa Andrade, Rafa (Eu +  Livros) o Marcelo, Carlos, Adriano, Erick, Camilla, Juan, a Jeni, são pessoas que sempre lembrarei em algum momento da minha vida.

Enfim, olho para trás e lembro do blog crescendo aos poucos, os dias foram se passando muito rápido e o Entre Páginas de Livros sempre está ganhando novos seguidores e visitantes. Com o tempo fui e ainda estou melhorando as publicações e resenhas, recebendo mais cometários e perguntas por e-mail pedindo dicas para leitura e para que eu resenhe livros. Também vale lembrar de diversas outras notáveis parcerias com outras editoras e autores que duram até hoje, como a Novo Conceito, sou parceiro deles desde novembro de 2011.

Banner do blog em 2012

Atualmente o blog conta com fieis visitantes, diversas parcerias, publicações e comentários, espero que essa data se repita por mais vezes e, independente das dificuldades, eu consiga manter vivo esse espaço literário e propagar a leitura a todos.

Antes de terminar, não poderia deixar de agradecer a todos os parceiros do EPL, como os autores, editoras e outros blogs do gênero que confiam no trabalho de toda a equipe. Também gostaria de agradecer muito a Bruna Taconni, ela sempre tem me ajudado com o blog e publicando ótimas postagens e também ao Hitallo (@hitallossz) que sempre me salva quando o assunto é layout e, principalmente, aos leitores do Entre Páginas de Livros, porque sem vocês o blog não seria nada.

Entre Páginas de Livros | Blog Literário
Caíque Fortunato / Bruna Taconni / Hitallo Souza
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

16 comentários:

  1. Apesar de ser um leitor novo aqui, deixo as minhas congratulações! Parabéns ao Caíque e a Bruna pelos ótimos posts e pela grande dedicação em demonstrar ao leitores sempre um conteúdo inovado, jovem e estimulante! Que ainda venham muitos e muitos anos de página! Sim, já sou um grande fã!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses posts retrospectivos em comemoração ao aniversário do blog, aí a gente percebe que a trajetória dos blogueiros é parecida: as dificuldades e empolgação do começo, as parcerias chegando aos poucos, a felicidade de não ter desistido... Parabéns pelo 3º ano do blog. Que novas parcerias apareçam, que mais leitores juntem-se a nós e que suas leituras sejam cada vez mais gratificantes. Mas, principalmente, que blogar seja um prazer.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Caíque, que o blog tenha mais sucesso a cada aniversário. Também ano Setembro, faço aniversário dia 28 e entendo perfeitamente essa coisa de reflexão, Setembro também é assim para mim! Adorei a retrospectiva e poder saber mais sobre o seu blog.

    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh deu erro.
    Mas vamos lá ...
    Parabéns pelo aniversário do blog, que venham muitos e muitos anos de alegrias, parcerias, e sucesso.
    Entendo totalmente o que você falou sobre Setembro, faço aniversário dia 28 e esse mês é extremamente reflexivo para mim.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre o blog através da retrospectiva que você apresentou.
    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos 03 anos, que venha mais conquistas dia a dia você vai crescendo mais. Um passo de cada vez e chegamos longe . Que venham mais festas de aniversários no Blog. abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Caíque!!
    Parabéns pelos 3 anos de blog! Começamos essa caminhada praticamente juntos, você no dia 3 e eu no dia 5. haha Desde o início eu adorava o EPL e continua sendo um dos meus blogs favoritos! Eu espero que o blog dure muitos e muitos anos, com esses posts maravilhosos que você faz!
    Me sinto honrada por ter sido citada neste post, e saiba que pra mim é um presente ter um amigo tão legal quanto você! Obrigada por ter discutido comigo o final de tantos livros, você é demais, Caíque! haha
    É uma pena que nós não pudemos nos conhecer pessoalmente, já que eu não pude ir na Bienal... Mas ainda surgirão muitas oportunidades, pode ter certeza!
    Mais uma vez, meus parabéns por esses 3 anos de blog! Viva o Entre Páginas de Livros! \o/

    Abraços,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caique, Parabééééns!
    Nossa, 3 anos é bastante coisa, que belíssima vitória!
    Realmente quando pensamos em quando começamos e em como o blog está agora, quantos livros lemos e o quanto trabalhamos para ganhá-los, vemos que naõ é fácil. mas cada recado carinhoso, cada amigo que fazemos por causa dos livros, tudo isso, todas essas horas a menos escrevendo resenhas e posts valem a pena!
    Mais uma vez, porque não devemos cansar de desejar: Parabéns!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  8. Caique... mais uma vez seu blog comeu meu lindo, gigantesco e poético comentário, rs
    Parabéns! 3 anos é uma belíssima vitória!
    Não é fácil ter um blog, administrá-lo, escrever, pesquisar e conquistar parcerias.
    Cada comentário, cada amigo que fazemos nesse meio fazem valer as horas a menos de sono.
    Realmente olhar para trás, ver como começamos e como nossos blogs estão hoje, é motivo de orgulho e deve nos incentivar a continuar nesse caminho. Nada é fácil, mas você já é um vencedor!
    Parabéns novamente, porque é merecido!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    (acho que agora vai)

    Parabéns pelos três anos de blog!! Que você consiga comemorar muitos mais, que tenha mais parcerias, e muito mais leitores, de coração!

    É uma emoção unica quando alguém diz que fez algo por sua causa né? Me sinto muito bem!
    Enfim, parabéns!!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Que orgulho desse meu amigo. Coração infla de estima por esse garoto. Sério, ver o filho fazer 3 anos deve ser uma data pra ficar marcada, meu caro. PARABÉENS.
    Mil desculpas por ter me esquecido da data no dia de ontem :( Enfim, motivos pessoais me impediram de vir lhe parabenizar. Porém, tudo que falarei aqui você já sabe. O quanto te admiro, admiro o EPDL; o modo como você escreve e as parcerias que alcançou ao longo do tempo, tornando-se uma referência para mim.
    Pois é, Pokemom, tá ficando velho, mais sábio e conhecido. És a vida. Tô aqui para lhe desejar parabéns e que esses 3 anos se multipliquem em 6, 9 ou 12 de muuuito sucesso.

    P.S: também adotei meu filho para falar sobre um livro com perfeito com alguém. No meu caso, foi Jogos Vorazes.
    Adorei ser mencionado no post. Quase me botou uma lágrima no olho.

    Enfim, sem mais delongas: SUCESSO!! Persevere nessa blogosfera e mais um pouco de sucesso.

    PARABÉNS!!
    ~fui.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Primeiramente, Parabéns pelo aniversário do blog e que você tenha cada vez mais sucesso com ele. Tenho certeza que o seu espaço por aqui já faz parte de sua vida como se fosse parte da família. Também fiz 18 anos esse ano e eu não queria crescer, mas o dia chegou, agora tudo muda. Sim, com 18 anos estou vendo todas as responsabilidades e etc virem de uma vez pra mim. O que é um droga. Tomara que consigamos passar por tudo isso com a cabeça erguida, mesmo sendo difícil.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Parabéns por 3 anos de blog, deve ser um felicidade muito grande eu sei como e isso o meu blog fez um ano e aida está engatinhando, fico muito feliz quando faço amizades com pessoas que também gosta de livros, ou quando pessoas começam a ler livros por minha causa é tipo <3 muito perfeito, que venham muitos e muitos anos de blog, e muitas realizações.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelos 3 anos!! Acho que nunca terei capacidade de escrever tanto sobre o aniversário do meu blog, rs, travo quando começo e sempre sai só um muito obrigada... Mas adorei saber um pouquinho sobre a sua trajetória, que legal que o blog nasceu porque você queria conversar sobre Cilada e não conhecia ninguém que ia querer conversar sobre isso! Acho que a melhor coisa dessa blogosfera é conhecer pessoas que se tornam muito importantes nas nossas vidas, além de poder falar sobre o que amamos. Espero que venham muito mais aniversários por aí!

    Beijo!

    Ju
    http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Caique, um ano já é motivo o suficiente para comemorar, três anos então! P-A-R-A-B-É-N-S!
    Em todos os posts de aniversário de blog eu falo isso, e nunca vou cansar de dizer, porque é a mais pura verdade: ver blog avançando ao longo dos anos, passando por cima das adversidades e conquistando o seu espaço me enchem de alegria e motivação. Ser blogueiro, manter um blog, não é fácil. Espero que vocês ainda possam completar muitos aniversários!

    Alegrias, criatividade, paciência e muita dedicação pra vocês ;D

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Fico sempre emocionado com histórias de blogs e como as amizades são importantes pra dar suporte pra um projeto que pode parecer tão pequeno mas chega a vida de tantas pessoas. Eu em minhas épocas mais joviais tinha um site de Crepúsculo e por motivos da Faculdade tive que fechar, e só de olhar pra trás e ver todas as amizades que construí através do site já me bate uma saudade terrível. Acho isso muito lindo do nosso mundinho de blogosfera kk

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Caíque,
    parabéns pelos 3 anos de blog, sei que não é fácil, mas a recompensa é o que nos motiva e sempre.
    Em uma noite, um dia, hora, minutos ou segundos, sempre surge ideias, motivações que nos levam onde estamos, e fico feliz que na noite você fez este incrível blog. Parabéns por ele, pelas resenhas e pelas postagens, que anos apenas se multipliquem, que novos leitores surjam e... Nossa, tudo de bom é o que desejo.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir