04 setembro, 2014

Se eu ficar - Gayle Forman | Resenha do livro

Olá leitor(a), tudo certo? Animado(a)?

Particularmente estou muito animado hoje, dia 4 de setembro, porque é dia do lançamento do filme Se eu ficar originado através do romance escrito por Gayle Forman nos principais cinemas do Brasil. Calma, ainda não vi o filme, pretendo ver nesse final de semana, o fato positivo é que já li o livro que foi republicado pelo +Grupo Editorial Novo Conceito (antes tinha sido lançado pela Rocco que não deu tanta atenção ao livro) sendo um dos lançamentos de agosto.


Sim, li um livro de romance! Sei que não é o gênero que gosto mas posso dizer que me surpreendi com esse, vou te explicar melhor...

Adicione o livro no: Skoob --- Orelha de livro

Mia é uma adolescente determinada, um pouco tímida e nerd além de entusiasmada, ela vive uma vida tranquila ao lado dos seus pais, do seu irmão Teddy de 8 anos, da sua melhor amiga Kim e de seu amado namorado Adam. O que difere essa jovem de outros adolescentes é seu talento inquestionável por violoncelo e seu amor pela música, também, era de se esperar já que seu pai era baterista de uma banda famosa na cidade antes de causar uma revolução em sua vida e cursar licenciatura para dar aulas após ter o segundo filho. Mas não para por aí: Adam é vocalista e guitarrista em uma banda que está alcançando sucesso aos poucos, não é um cara cobiçado por todas as meninas mas é o típico de rapaz que faz com que Mia se questione: porque ele me escolheu? 

A adolescente estava vivendo a sua vida normalmente, tendo ocasionalmente algumas discussões bobas com o namorado, na indecisão sobre o seu futuro entre ter que abrir mão do namoro da maneira que estava para ter a oportunidade de viver o sonho de aprofundar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática com o violoncelo em uma ótima instituição do gênero. A vida de Mia era bem tranquila, ela era muito ligada a família e as pessoas que ela amava até que aconteceu o acidente que mudou a sua vida e a colocou diante de uma difícil questão que não é fácil de ser resolvida: e se eu ficar?

Aconteceu em uma manhã quando finalmente estava parando de nevar. Aproveitando o recesso escolar devido a neve e que a mãe tinha faltado do serviço, os pais de Mia resolveram visitar seus velhos amigos (na verdade eles queriam ver o bebê), mas seus planos não saíram conforme o planejado. No trajeto um caminhão bateu no carro onde a garota estava e ela foi a única sobrevivente mas estava em estado grave, com várias fraturas.

Após o incidente Mia consegue ver tudo em sua volta, não estava mais em seu corpo mas também não conseguia atravessar paredes e nem fazer coisas impossíveis. Rapidamente levam a jovem para o hospital onde ela descobre que está em coma e compreende que ela é a única pessoa que pode decidir seu futuro: se terá esforços para sobreviver ou não. Nas próximas 24h, enquanto ela terá que pensar sua decisão os médicos estão cuidando e fazendo o possível para que o inevitável não aconteça e juntar forças ouvindo palavras de importantes pessoas de sua vida como Kim, Adam, seus avós, tios, etc..



Mia é uma jovem capaz de conquistar logo nas primeiras páginas o leitor, mas não é apenas ela já que todos os outros personagens são super cativantes e muito bem elaborados, a autora criou personalidades próprias e gestos simples que fizeram a diferença. Além disso é perceptível a sua mudança de comportamento nos dois momentos em que a história acontece.

A narrativa é contada em primeira pessoa pela protagonista através de dois tempos: antes do acidente onde ela conta como era sua vida, como conheceu Adam, Kim e toda a usa relação com os pais, parentes, amigos, seu amor pela música assim como os principais momentos que marcaram sua história. Porém, por outro lado, vemos a Mia triste, sem compreender como será sua vida daqui pra frente dentro do hospital vendo de perto o sofrimento e desespero das pessoas que a amam pedindo para que ela ficasse. Porém, não é fácil sobreviver sabendo que toda a sua família está morta, será que ela juntará forças para acordar e enfrentar seus desafios e dar a volta por cima?

Se eu ficar é um romance sincero, curto e objetivo com a dosagem certa de seriedade, amor, comédia e drama. É uma história linda sobre o poder da escolha e amor, não entre um casal de namorados, mas entre as pessoas. Certamente é uma história que te deixará pensando na vida e possivelmente ficará em sua cabeça por bastante tempo.


Não posso terminar essa resenha sem antes falar da edição. O +Grupo Editorial Novo Conceito fez um excelente trabalho, todas as páginas do livro possuem desenhos ligados a música assim além de você encontrar uma entrevista exclusiva onde a autora Gayle Forman faz excelentes perguntas para os atores que interpretam Mia e Adam no filme.

Curiosidades: 
  • O livro possui continuação que será lançado no Brasil ainda nesse ano, o título é: Para onde ela foi.
  • Se eu ficar já tinha sido lançado no Brasil pela editora Rocco que não deu devida atenção para a obra. Em 2014 a Novo Conceito relançou o livro no país perto da data do lançamento do filme.


Nota geral: 4,5 / 5,0 = Ótimo

Algumas informações relevantes:
Autora: Gayle Forman --- Gênero: Drama / Romance --- Páginas: 224 --- Lançamento: 2014 --- Editora: Novo Conceito --- ISBN: 9788581635415 --- Título original: If i stay

Livro enviado de parceria com Grupo Editorial Novo Conceito
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

34 comentários:

  1. Oi, Ca
    Eu estou mega ansioso para ler Se eu ficar. Sei que vou me emocionar e amar. Adoro esses dramas *-*
    Bom, sobre a resenha. Nem carece dizer que eu amei. Quero muito saber qual a decisão de Mia e como a autora narrou sua decisão e fatores que a levaram a se decidir. Acho incrível essa música e já me sinto ambientado na trama.
    Sua resenha intensificou minha vontade de ler o livro; Obrigado/ de nada; :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Caique, eu acabei de preparar a resenha desse livro lá no meu blog também (hahaha), olha quando eu comecei a ver o burburinho sobre esse livro na internet a principio eu fiquei com um pé atrás, fiquei traumatizada, porque o pessoal fizeram a mesma coisa com o livro A culpa é das estrelas e o mesmo se tornou uma decepção para mim, e o livro Se eu ficar está tendo a mesma repercussão e então fiquei com medo de alimentar as minhas expectativas e me decepcionar da mesma forma que o livro a culpa é das estrelas, mas não foi bem assim, a pesar de todo o burburinho eu li o livro e me apaixonei pela historia comovente da Mia. Ainda não vi o filme e assim como você estou pretendendo ver o filme nesse final de semana com a minha mamis, que por sinal também gostou da historia comovente de Mia.

    Gostei da resenha, bjãooo!! E já estou seguindo o blog!!


    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caique eu já resenhei esse livro e amei a narrativa, gostei da forma que as emoções chegam até nós , mostra Mia relembrando momentos simples que são tão vitais e muitas vezes não damos o devido valor. Lindo o livro. Não vejo a hora de ver o filme, abraços

    ResponderExcluir
  4. Oiii! Antes de ir ao cinema conferi o livro, o que sempre gosto de fazer. Achei a história muito boa,mas creio que exageraram na propaganda, porque não foi uma obra tão boa quanto. O filme deve seguir a mesma qualidade, mas ser diferente, afinal, é outra mídia. Mas espero que seja melhor que o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bom?
    quero muito ler esse livro..pela sua resenha ja percebe que o livro e bem legal...
    na internet esta bombando sobre esse livro..
    vai entrar em minha listinha
    MIL BEIJOS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  6. Oie Caíque!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje e a sua empolgação juntamente com a do outro blog me deixaram convencida a ler e a ver o filme/livro. A história no todo parece ser perfeita e sei que vou chorar lendo e claro me afogar em lágrimas assistindo o filme. hahaha
    Parabéns pela resenha!
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro em formato digital e gostaria de lê-lo antes mesmo de ver o filme. O trailer já havia me chamado a atenção e depois que eu descobri que era a adaptação de um livro fiquei ainda mais curioso para conhecer a história! Estou muito, mas muito devagar com as leituras, em modo ultra slow pra falar a verdade, mas vou me esforçar ao máximo para ler esse livro antes que o mesmo saia de cartaz para eu poder conferir a adaptação ainda no cinema!
    Grande abraço
    Claudinei Barbosa

    ResponderExcluir
  8. Oi Caíque! Li Se eu ficar recentemente é gostei, mas não é tudo isso que falaram. A história é linda, maravilhosa e comovente, mas fui com MUITAS expectativas e elas não fora supridas. Creio que o filme será melhor, pois toda vez que assisto o trailer choro e isso não aconteceu no livro. A continuação achei legal porque vai ter narrativa do Adam.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Caíque, tudo bem?
    Estou louca para ler o livro, espero não me decepcionar, a sua empolgação me contagiou...adorei o trailer, me emocionei e espero me emocionar lendo o livro também.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Flor! Tudo bom?
    Não tive ainda o prazer de ler o livro, mas vi o trailer e já adianto que me emocionei e derrubei até mesmo algumas lágrimas, fico imaginando se será assim com o livro.
    Acho bem trágica toda a história em si, e o fato da personagem ter flashbacks com relação a sua vida na terra, só deve aumentar seu desespero. Não sabia que ela tinha que tomar a decisão de ficar ou partir, fico tentando imaginar o quanto isso deve ser difícil. Voltar e não encontrar mais sua família em casa, tentar reconstruir tudo que foi destruído com um único acidente, ou partir e encontrar-se com eles.
    E ainda tem o amor que querendo ou não a mantém em dúvida. Já fico emocionada de ler a resenha e a cada vez saber um pouco mais sobre a jornada intensa que ela passa. Quero logo ler o livro e ler com meus próprios olhos o que acontece, e já estou arrancando os cabelos por saber que existe uma continuação!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  11. Oi Caíque, tudo bom?

    Comprei este livro em uma feirinha que teve por aqui, mas ainda não estou lendo. Minha mãe se interessou pela história e começou a ler (eu estou comemorando, isso é um fato histórico! hahaha :P) e está gostando da história.
    Sua resenha me deixou motivada à deixá-lo "furar a fila" na lista de leitura.

    Beijinhos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Caíque, tudo bem?

    É engraçado como as pessoas tem diferentes opiniões a respeito de um mesmo livro. Termino hoje de ler "Se eu Ficar" e confesso que estava esperando bem mais, a leitura não atendeu as minhas expectativas. Achei o enredo bastante promissor, mas achei que a autora podia ter desenvolvido mais. Além disso, não consegui gostar da Mia, claro que eu admirei ela por várias coisas, principalmente sua paixão e devoção a música, mas em alguns momentos ela pareceu para mim ser muito fria e até meio egoísta.

    Vou ver o filme e espero que eu goste mais, pois o trailer está ótimo.

    Concordo quanto a diagramação do livro, ela está incrível mesmo. Gostei bastante da sua resenha.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Meu comentário de cima saiu estranho. Vou comentar de novo.

    Eu estou terminando de ler o livro, mas não gostei tanto. Minhas expectativas eram maiores. Embora eu admire a Mia em alguns momentos, em outros eu achei ela um tanto fria e até egoísta. Espero gostar mais do filme, pois o trailer está incrível.

    Gostei bastante da diagramação do livro, as páginas com as notas musicais ficaram um luxo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Eu quero muuuito ler esse livro, sempre vejo elogios sobre ele. A Rocco deve ter se arrependido de não dar a devida atenção né? Já que todos estão apaixonados pelo livro.

    Queria ler antes do filme, mas acho que não vai rolar :(

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Caíque. Infelizmente não consegui sentir isso tudo que vc falou durante a leitura. Achei o livro um tanto parado, não me emocionei. No entanto o filme é ótimo (fui assistir ontem mesmo, não aguentei), a história se encaixa muito melhor na realidade cinematográfica. Agora sim consigo enxergar esses sentimentos que vc descreveu, porque o filme de fato me emocionou e me fez ver a trama sob outro ângulo. Corre pro cinema, menino!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Caíque.
    Ao contrário de você, esse livro não me cativou inteiramente, apesar de todo drama da Mia, não consegui sentir empatia pela personagem, achei ela fria, distante, não me envolvi.
    Acredito que vou me emocionar muito mais com o filme.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Tentei ler o livro pela primeira vez no começo do ano mas não me prendeu muito, ai desisti. Vendo o filme me arrependi e já estou continuando, o filme fez eu chorar mais do que A Culpa é das Estrelas.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Adorei a resenha e eu amei a premissa do livro. Não sei se lerei o livro, mas com certeza vou ver o filme e fazer minha crítica.
    A história é linda e merece muito ser lisda, vista e divulgada.
    Vou chorar rios. Certeza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ca!
    Eu amei ler esse livro, e gostei que se surpreendeu e gostou do romance mesmo não sendo seu estilo preferido! Eu li esse livro pq eu vi que ia sair o filme e eu consegui chorar vendo o trailer! Então quando eu li, eu me apaixonei, achei triste, mais tocante, emocionante e preciso do segundo volume!
    Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Estreio *---------------*
    Finalmente vou poder sentir toda a emoção que essa história poderia me proporcionar, porque o livro com certeza não conseguiu esse feito comigo. Fico mega feliz que você tenha gostado e tenha se envolvido com a história. Ele é uma fofura, e como você não costuma ler livros do gênero, deve ter sido facil curtir, mas ele anda dividindo muito as opiniões rsrs

    Adorei você ter posto todas essas fotos do filme *-* ficaram uma gracinha! hahaha
    E pode anotar Caique, se tu se emocionou com o filme, pode levar o lencinho pro cinema.. fontes seguras já me disseram que ele será super válido rs

    Beeijinho. Dreeh

    ResponderExcluir
  21. Olá Caíque!
    Pelo o que eu estou vendo esse livro está bem controverso. Uns dizem que o livro não superou as expectativas, outros como você dizem que o livro é bom. Agora eu fiquei louca pra saber qual será a minha opinião. Quero muito ler esse livro. Amei a sua resenha. Você soube falar do livro sem dar spoiler e ainda convenceu a minha a dar uma chance ao livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ótimo, gostei muito. Gostei também de saber que já tem outro que é continuação q o filme também que deve ser ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Confesso que diferente se você nao gostei isso tudo do livro, pra mim faltou emoção em alguns momentos. achei que alguns momentos a mia foi incoerente na forma como se portou... Até porque muita coisa mudou. De qualquer forma estou muito ansiosa pra ver o filme! E quanto a Rocco ja ter publicado, não me admira que eles não tenho dado devido destaque, a editora peça com muitas obras, adorei também a edição da novo conceito, o fato de as páginas serem decoradas deu um toque a mais!

    ResponderExcluir
  24. Amei tanto esse livro! *-* Que bom que você resolveu dar uma chance a ele, mesmo se tratando de um romance, e acabou achando lindo também. Fiquei fascinada com a abordagem sobre o amor, que transborda mesmo das páginas, e gostei bastante também da construção das personagens; como você, as achei cativantes e muito bem elaboradas, a Mia me conquistou logo no início. E a edição está mesmo linda!

    Beijo!

    Ju
    http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Caique, tudo bem???
    Esse é um dos livros que eu mais quero ler no momento, e para minha felicidade o ganhei no sorteio do blog da Ju!!!!!!! Ele é lindo por dentro esses desenhos a que se referiu ficaram o máximo!!!!! Já li algumas resenhas um pouco negativas, todo mundo está dizendo que o filme é melhor. Vou abrir o livro sem expectativas e me entregar ao dilema dela, tenho certeza de que serei tocada tanto no livro quando no filem.
    ótima resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. É legal ler várias resenhas porque as opiniões nunca são iguais, né? Agora mesmo vi uma resenha um tanto negativa desse livro e ela me deixou com um pé atrás para ler, já a sua me deixou ansiosa, pois pelos seus comentários o livro parece ser realmente bom o/ No entanto, irei assistir ao filme primeiro :3

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Oiii!
    Li o livro pela minha curiosidade mas confesso que ela não foi tããão bom assim, mas acho que o filme vai ser melhor que o livro, pelo que gostei bastante do trailer >.<
    Querido convido você para a promoção #NãoFuiNaBienal *-*
    http://doceliterario.wordpress.com/2014/08/22/promocao-naofuinabienal/

    ResponderExcluir
  28. Estou vendo todo o burburinho que este livro vem causando e também a sua versão cinematográfica. Por mais que a história de Mia seja bem comovente, eu não me senti atraído para ler este livro, mas acho que vou dar uma chance para o filme pois gosto bastante do trabalho da Chloë Grace Moretz. Sua resenha foi bem descritiva e deu para perceber as nuances do enredo do livro.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  29. Olá Caíque, tudo bem?

    Desculpe, mas vou copiar o que acabei de comentar em uma resenha que vi com nota máxima acerca do livro.

    Só eu achei a maior burrada da vida da editora ter dividido o livro em 2, sendo que no meio dos lançamentos haveria a estreia do filme? Isso me deixou totalmente desanimada pra comprar o segundo livro. E outra, achei ele tão fraquinho. Não valia os 25 reais que paguei nele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá Caíque,
    nossa só hoje eu li umas quatro resenhas sobre este livro, fora as outras que já havia lido. E todas elas tem seus meios, umas gostaram e outra nem tanto assim do livro. E como disse: Por este motivo, que quero ler o livro e tirar minha conclusão sobre o mesmo.
    Pelo que li de sua resenha - mesmo não gostando de romance -, você adorou o livro e as mensagens embutida nesta historia.
    Agora fico esperando para saber sua opinião sobre o filme, sendo que, muitos que leram e foram assistir, disseram que o filme é melhor que o livro, om vai saber. E quero muito saber sua opinião sobre o filme.
    E que sorte a NC teve, hei. Eles foram bastante inteligentes em fazer este lançamento perto do lançamento do filme. E a Rocco, uma pena pra eles.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  31. Oiiii
    Eu ainda não vi o filme, mas também amei o livro, achei a história original e cativante. A Mia tem atitudes bem maduras para idade e por isso me conquistou de primeira. Adorei a forma como vemos partes de sua vida junto com a protagonista é emocionate.
    Gayle jé entrou para Top autores da minha lista.

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  32. Acabei de sair de um blog falando desse livro kkk Acho que todo mundo leu menos eu, e a cada resenha que leio e vez que re-vejo o trailer do filme fico com mais vontade de ver. Preciso confessar que não me interessei pelo filme em si, mais pelo livro mesmo.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá Caique
    Já li algumas resenhas desse livro, umas elogiando e outras nem tanto, serei bem sincera vou querer ler do mesmo jeito e conferir a escrita da autora.
    Ficarei aguardando sua opinião sobre o filme, mas já vi algumas pessoas falando que foi bem melhor.
    Beijod

    ResponderExcluir
  34. Adorei a resenha e faz tempo que estou querendo ler este livro. To precisando de uma leitura mais assim esse mês kk Brigado pela indicação (:

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir