08 setembro, 2014

Seis Anos Depois - Harlan Coben | Resenha do livro

Harlan Coben é um premiado autor de livros policiais, sendo elogiado por Dan Brown e vencedor de diversos prêmios, entre eles a trinca de ases da literatura policial americana, onde foi o único escritor a ganhar o Anthony, Shamus e Edgar Allan  Poe através dos livros da série Myron Bolitar. No Brasil a Editora Arqueiro tem o direito de publicação dos livros do Coben e até o momento lançou 15 livros, sendo o mais recente deles o Seis Anos Depois que é uma história independente. O lançamento em questão esteve no primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times e ganhou muitas críticas positivas, sendo também um dos 10 livros mais vendidos no Brasil. Porém, Seis Anos Depois é de fato o melhor livro do autor?


Adicione o livro no: Skoob --- Orelha de livro

SEIS ANOS se passaram desde que Jake Fisher viu o grande amor da sua vida Nathalie Avery se casar com outro homem: Todd Sanderson. Antes do casamento Jake tinha tido um romance de verão com a garota, passando pouco mas maravilhosos e inesquecíveis momentos com a mulher da sua vida. Contudo, subitamente Nathalie diz que reatou com seu ex-namorado e estava se casando. Jake precisou ver a cena de perto para acreditar em algo que poucos estavam entendendo como aconteceu de maneira tão rápida, no final da cerimônia a recém casada fez o rapaz prometer uma coisa a ela:

 - Prometa que vai nos deixar em paz.

Por mais que tenha doído muito para Jake ele conseguiu deixar o amor de sua vida em paz por seis anos, mantendo assim sua promessa. Durante esse tempo o rapaz virou um excelente e respeitado professor universitário de uma boa universidade e estava vivendo uma vida tranquila e simples até que descobre que Todd havia falecido no obituário da faculdade.

Ao buscar respostas e procurar Natalie ele descobre algo estranho: Todd foi assassinado e ninguém sabia onde estava a garota durante os seis anos, e mais: o casamento dos dois foi apenas uma fachada. Jake fica atordoado e começa a querer saber mais o que de fato aconteceu, afinal ele ainda ama Natalie e quer protegê-la já que ela pode estar correndo perigo.

Contudo, nada será tão fácil, muitas pessoas perigosas também estão querendo encontrar a garota que não quer ser encontrada. Ao buscar uma explicação para o que está acontecendo, o professor vai colocar em risco não só a sua vida mas também a de todos que estão em sua volta.

O que Natalie esconde? Por que ela está se escondendo? Por que ela se casou com Todd deixando para trás o cara que amava?

- Você fez uma promessa.

Seis Anos Depois trás para o leitor muitas emoções como adrenalina, desespero, aflição e ansiedade para saber qual será o desfecho da história e resposta para todas as perguntas. A leitura é muito rápida e viciante, as páginas viram sozinhas e a todo momento algo acontece e é descoberto. A linguagem é de fácil compreensão, as letras possuem bom tamanho e a diagramação ficou simples mas bonita, diferente dos primeiros livros do Harlan lançados pela Arqueiro, seguindo o padrão dos novos livros que estão sendo laçados.

Porém, nem tudo no livro é legal e ele não chega a ser o melhor livro do autor como a editora disse na divulgação, pelo contrário, foi um dos livros com menos reviravoltas, ações, como final mais previsível e enredo um pouco irreal que Coben já escreveu. Ao ler você pensa se o livro é adulto ou é mais ou dos YA como os da série Mickey Bolitar, tanto pelo desenrolar da história quanto pela atitude do protagonista que chega a ser chato e ilógico (dependendo do ponto de vista). Além disso, outros personagens e situações fazem o leitor pensar: é sério que isso está acontecendo ou é só brincadeira do autor?

O romance presente na história não chega a convencer muito o leitor, mas dependendo de como for interpretado pode ser o diferencial da narrativa. Além disso, o lado ruim, que pode ser bom, desse livro é sua simplicidade, que é uma espécie de padrão que o autor está adotando em seus lançamentos. 

Ao ler esse livro o fã do Harlan consegue enxergar a fórmula usada pelo autor para criar suas histórias e decifrar os próximos acontecimentos e compreender os personagens, não enxergando muita coisa de novo. Certamente esse leitor sentirá falta de ótimos livros como Não Conte a Ninguém, O Inocente, Cilada, Desaparecido para sempre, esses sim são os melhores livros do Harlan Coben.

Contudo, Seis Anos Depois é um bom livro, mesmo com os deslizes é muito melhor que diversas outras histórias do gênero, afinal estamos falando de uma narrativa criada pelo mestre das noites em claro. Mais uma vez Harlan Coben mostra o que é um bom livro, uma viciante história que te desligará do mundo, mesmo que com poucas surpresas.

Book Trailer


Nota geral: 4,0 / 5,0 = Ótimo

Algumas informações relevantes:
Autor: Harlan Coben --- Gênero: Policial / Suspense --- Páginas: 267 --- Lançamento: 2014 --- Editora: Arqueiro --- ISBN: 9788580412536 --- Título original: Six Years

Livro enviado de parceria com a Editora Arqueiro
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

20 comentários:

  1. Bom dia, tudo bem?
    Nunca li nada do Harlan e confesso que não tinha muuita vontade até presenciar todo alvoroço que ele causou na Bienal. Uma pena que 'Seis anos depois' não tenha atingido todas as expectativas. Enquanto lia a resenha fiquei imaginando todos os fatos e ligações e acredito que, por eu não conhecer a escrita do autor, eu acabei me sentindo atraída pela história. Espero poder conhecer melhor as obras do Harlan em breve... Você poderia me indicar um livro para começar?

    Mil beijos e uma maravilhosa semana,
    Cássia!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, eu comecei por Cilada e gostei muito, indicaria você começar com ele por ter uma linguagem atual e uma história que parece ser verídica.

      Abraços e uma ótima semana ^^

      Excluir
  2. Oii!

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler algo do Harlan, mas confesso que tenho muita vontade, or muitas pessoas dizerem sempre coisas boas. Pena que não te agradou muito, mas mesmo assim sua resenha me deixou curiosa.


    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola primeiramente quero dizer que vc arrasa em sua maneira de escrever,criticar e argumentar,confesso para você que fiquei super curiosa em saber o que ela esconde,e porque terminou com ele e voltou com seu ex namorado..Imagino que seja uma leitura que nos prende ate o final,mesmo como vc disse não tendo uma reviravolta tão diferente,mais como não conheco o autor com certeza ia adorar o livro,gosto de historias assim..
    MIL BEIJOS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Bem legal a temática do livro! Não conheço os livros do Harlan, mas desde que comecei a ler as pastagens no blog fiquei bem entusiasmado! Já li muito livro que durante a história, aconteceram muitos fatos, reviravoltas e tal, mas o final foi desanimador! As vezes, um bom e simples final já é o bastante! Rsrs
    Não garanto a leitura desse livro, mas o nome do autor já tá guardado!

    ResponderExcluir
  5. Olá Caíque!
    Menino você me deixou mega empolgada para ler o livro no inicio de sua resenha, mas a coisa foi se desenvolvendo e acabou toda a minha empolgação do início... Nem quero ler mais... hahaha
    Fato que nunca li nada desse autor(Não me mate), mas ouvi falar tando dele e quando vi a sua resenha(no inicio claro) me empolguei. Mas agora esse não vai entrar para a lista tão cedo...
    Parabéns pela resenha mega honesta!
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, sou um grande fã e admirador do Coben, li todos os livros dele e minha opinião na resenha ficou muito em comparação com os outros livros do autor. Não que Seis anos depois seja ruim, ele é ótimo, como o classifiquei. Se você não curtiu muito indico a começar por outros livro, tipo Cilada, com o tempo garanto que você ficará curiosa com Seis anos depois.

      Bjs :)

      Excluir
  6. Oi Caique, gostei da sua resenha e do seu ponto de vista. Li Seis Anos Depois e concordo com o que você disse mas no geral achei que foi um dos melhores livros do Harlan, mas não li todos. Eu mesmo não gosto muito de suspense mas me surpreendi.

    Bjs, Dani.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Realmente esse não é o livro mais aclamado do autor, mas como eu gostaria de ter tirado uma foto com a aquela careca na bienal kkk. Ótima resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Adorei a proposta do livro, mesmo o pessoal falando que não é o livro mais aclamado. Ainda sim, é dele, né?
    Eu gosto de livros de mistério e gostei da dica, mesmo não sendo excelente. Não cheguei a ler algum ivro dele, mas o conhecia.

    Beijos,
    cinefilandobr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Arrepiei enquanto lia a resenha. Gosto de livros de leitura rápida e viciante, que logo são devorados e entendidos. Não sei se este é o melhor livro do autor mas eu gostei muito. Vale a leitura!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiiiiiii
    Eu ainda não li nada desse autor. Estou ainda me programando para ler, acho que vou começar por esse. Gostei muito da sua resenha, me deu muita vontade de ler.
    Adoro livros que as páginas viram sozinhas. hihii

    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu ainda não li nada do Harlan, acredita? Tenho aqui na minha estante,mas ainda não peguei pra ler...Esse livro é um que estou vendo resenhas de amor e ódio dele,mas mesmo assim quero muito ler, depois de ler a sua resenha,estou mais empolgada ainda, apesar de você ter colocado que houve alguns deslizes né?ótima resenha, gostei muito.


    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ca
    Não posso falar nada sobre escrita e talento do Coben. Infelizmente ainda não li nada dele e por isso, fico apenas sendo levado pela opinião alheia.
    Antes de ler sua resenha eu nem fazia ideia sobre do que se tratava o livro. Achei interessante, mas não fiquei empolgado a ler. Acho que as ressalvas feitas por você na resenha, pesaram na minha decisão. Se for ler algo de um dos melhores autores do gênero, eu devo começar pelo melhor livro, certo? Certo.
    Apesar disso, achei interessante e talvez leria.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ca!

    Eu amo romances policiais, eu não li essa autor no entanto, porém, realmente ele aparece muito e é muito elogiado! Eu gostei da proposta do livro, se me fazer entrar de cabeça na história e esquecer todo o resto, ele já me deu uma coisa preciosa, espero logo conferir!

    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Foi o primeiro livro do Harlan que li e confesso que me surpreendi demais com a escrita dele. Achei totalmente diferente e eu não conseguia largar.

    Logo no início deu vontade de matar Natalie, mas depois achei lindo o que ela fez e o que o protagonista fez pelo amor deles também. Incrível!

    M&N
    | Desbrava(dores)
    de livros
    - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para
    escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  15. Não me lembro de ter lido nada do Harlan hahahaha mas sei que o cara é ótimo!
    Caique adorei a sua resenha,mostrou detalhadamente o que o leitor irá encontrar no livro e acredite fiquei curiosa para lê-lo \o/
    Beijos e Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Olá Caique!
    Só com a sua resenha eu fiquei muito curiosa para ler o livro. Eu ainda não li nenhum livro de escritor e quero ler acho que vou começar por esse. Sua resenha ficou maravilhosa. Esse com certeza será o primeiro livro que vou ler do autor.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa
    Estava com expectativas super altas com esse livro e só de pensar que o final é previsível, me desanimou um pouco, mas como adoro o Harlan, irei ler assim mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Caíque, tudo bem?

    Acredita que depois de quase 3 anos de parceria com a Arqueiro, eu NUNCA li nada do Harlan? Vi as fotos da Bienal e gente, que tio mais fofo *-* . Mas sabe, eu tenho um puta preconceito com romances policiais, só consigo ler os de autores que já acompanho há um tempo e sei de cor e salteado como são seus enredos.

    Quem sabe... vou deixar anotado aqui ;)

    Beijos

    ResponderExcluir