05 fevereiro, 2015

10 dicas para se concentrar nos estudos | Entre Férias + Livros #3

Olá fã de livros!

Hoje é dia de post novo da coluna Entre Férias + Livros! Para quem ainda não conhece, esse projeto une os blogs Eu + Livros e Entre Páginas de Livros e visa auxiliar os estudantes durante as férias com algumas dicas sobre escola, estudos e literatura, principalmente. Nas últimas edições falamos dos materiais que indicamos para você começar bem o ano letivo (clique aqui para ler) e também de dicas de organização pessoal (clique aqui para ler).


Um dos problemas de muitos estudantes é a falta de concentração no momento dos estudos. As vezes você até começa a estudar mas para em poucos minutos devido a desânimo, preguiça, por não ter ânimo, isso é comum entre muitos alunos e também algo muito ruim. A solução para isso pode ser problemas de falta de concentração, logo nesta edição iremos te dar algumas dicas para se concentrar nos estudos para que dessa forma você consiga estudar por mais tempo, digerindo mais informações e adquirindo mais conhecimento.

Dica 1: Escolha um local adequado
A primeira dica a ser considerada, e talvez a mais importante, é a escolha de um local adequado para poder estudar. A escolha interfere muito em sua concentração já que é ideal estudar em um lugar sem muitos ruídos, bem iluminado, livre de distrações e interrupções. Ou seja, você precisa de silêncio, tranquilidade, e ter foco mantendo-se longe de objetos que você gosta ou tem vício.

Dica 2: Nada de celular, tablet, televisão, videogames…
Seria ideal você simular seu local de estudo com um local de prova, ou seja, coloque seu celular no silencioso, nem pense em ligar televisão, aparelho de som, usar o computador e tablets, entre outros objetos que possam tirar sua atenção.

Dica 3: Crie um quadro de horários e monte um cronograma
                        (Imagem ilustrativa)
É importante você determinar um horário determinado somente para estudos. Por exemplo, de 2 até as 5 horas da tarde você irá estudar com direito a um intervalo de 30m. Para a escolha do horário leve em consideração quando você ficará sozinho, relaxado, sem fome, calmo, quando você tem mais ânimo para estudar, etc… Depois de determinar o horário coloque em um papel quais as matérias você estudará naquele dia, seria uma boa ideia você escolher duas (dependendo do tempo que você ficará estudando), uma antes do intervalo e outra depois, assim você não cansa muito e nem enjoa do assunto. Vale lembrar que é importante você fazer um intervalo, assim você pode assimilar as informações e dar um descanso para que o momento de estudos não seja algo massante.

Dica 4: Anote, faça resumos, esquemas, escreva!
Acho que nem preciso falar sobre a importância da escrita, não é verdade? Quem apenas lê algo acaba perdendo a concentração e/ou não memorizando bem o conteúdo, sendo assim a solução para melhor concentração e memorização é escrevendo (a mão), tomando nota de frases importantes e fazendo sínteses, esquemas e outras maneiras fáceis de memorizar o que é mais importante da matéria e entendendo o contexto do assunto, porém escreva do seu jeito, com suas palavras, evite copiar de livros (imagine que você está fazendo cola para prova nesse momento). Além da escrita ajudar na hora de relembrar o conteúdo quando ele é cobrado em atividades avaliativas podemos ver também melhorias no vocabulário e conhecimento de novas palavras pelo aluno.

Dica 5: Revise a matéria da aula no mesmo dia
É como meu professor de Cálculo dizia: “O que você aprende em 1:40 aqui te ajudará a compreender a matéria, mas quando acabar a aula você não terá aprendido ela a ponto de conseguir fazer todos os exercícios da apostila” O ideal, como dizia o professor, é reservar um momento no mesmo dia para revisar todo o conteúdo explicado, lendo a matéria em diversas fontes até entendê-la e fazer os exercícios propostos, quando você tiver dúvidas busque por suas soluções no dia seguinte. Sendo assim você nem precisará estudar para a prova, você estará sempre preparado(a)!

Dica 6: Não deixe de perguntar
Não entendeu o que o professor falou? Pergunte na hora, ou deixe para perguntar no final da aula, se preferir. A sua dúvida pode ser importante não só para você, mas para todos da sala. Nessa hora, sem encabulamentos! Bote a boca no trombone e pergunte, se não entender, pergunte mais uma vez. Eu sei que alguns professores simplesmente não aceitam dúvidas, então, se você achar que é melhor, pode pesquisar na internet e em livros. O importante é não ter dúvidas.

Dica 7: Não deixe para a última hora
Brasileiro deixa tudo para a última hora, mas pra toda regra há uma exceção. Tem um trabalho para a semana que vem? Já pode ir pesquisando em diversas fontes, montando ele e aprendendo o conteúdo. O mesmo vale para provas e até mesmo para o vestibular. Por que estudar tudo faltando 2 meses pro vestibular se você pode ir estudando aos poucos e com eficiência?

Dica 8: Pesquise além da matéria aplicada no colégio

No colégio simplesmente não tem como você ficar sabendo de todos os detalhes de uma matéria, principalmente se, como eu, você é estudante de escola pública, onde as turmas são gigantes e o professor muitas vezes não consegue começar um conteúdo direito que já tem que pular para outro. Gostou do conteúdo de História e quer saber mais? Deixe a preguiça de lado e vá pesquisar! Pesquisando bem, você encontrará novos sites que poderão deixar a matéria mais divertida para você.

Dica 9: Estude sozinho
Pode parecer egoísmo, mas vamos combinar que estudar em grupo é um grande desafio, principalmente se você tiver amigos falantes com quem você se identifique. Vocês falam de tudo, exceto da matéria, e tudo vira uma bagunça! Se você acha que dá certo, boa sorte, mas creio eu que na maioria dos casos não dá certo. Às vezes compensa você trocar ideias com eles sobre livros e sites legais para estudo, afinal, vocês não precisam deixar de se ajudarem só porque não estão estudando juntos.

Dica 10: Não se cobre muito
Faça as coisas no seu ritmo. Tire um tempo para ler, escutar música, conversar com os amigos… Se você ficar só estudando, logo tudo perderá o sentido. Pratique esportes, ria bastante, durma o suficiente e faça coisas divertidas. Você verá que conseguirá conciliar tudo o que gosta e fazer com os estudos rapidinho, porque afinal, de quê adianta estudar para ter um bom futuro se você não está aproveitando o presente?

Então é isso leitor, espero que você tenha gostado das nossas dicas e que elas tenham sido úteis para os seus momentos de estudo e concentração. 

Se você tiver alguma dúvida, sugestão e/ou observação não deixe de compartilhar com a gente, vai ser bem legal conferir seu comentário!


Até teça que vem, quando terá um novo post na coluna Entre Férias + Livros o/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário