12 fevereiro, 2015

8 dicas para fazer boas redações | Entre Férias + Livros

Olá leitor(a), tudo bem? Hoje é o último post da primeira temporada do projeto Entre Férias + Livros. Na verdade, não se preocupe, amanhã, ou sábado terá o post final de encerramento e algumas considerações, conclusões, etc. Digamos que, entre os posts, esse será o último Para quem ainda não conhece, esse projeto une os blogs Eu + Livros e Entre Páginas de Livros e visa auxiliar os estudantes durante as férias com algumas dicas sobre escola, estudos e literatura, principalmente. Nas últimas edições falamos dos materiais que indicamos para você começar bem o ano letivo (clique aqui para ler), de dicas de organização pessoal (clique aqui para ler) e também mostramos 10 dicas para se concentrar nos estudos (clique aqui para ler) e, por fim, de como os livros podem te ajudar nos estudos (clique aqui para ler).


Hoje daremos algumas dicas que podem te ajudar em redação baseadas em nossas experiências. É bom ressaltar que as dicas não são muito técnicas, mas esperamos que com elas você possa repensar um pouco antes de começar a escrever.

  Dica 1: Leia bem o enunciado
É muito importante você respirar fundo, ter calma para ler bem e prestar muita atenção no enunciado da redação, pois nele você confere o tipo de texto a ser escrito (argumentativo, crônica, poema entre outros) assim como as regras e diversos detalhes exigidos pelo professor. Além disso, em muitos casos, como o do ENEM é fornecido ao aluno um texto motivador para auxiliar na formação de ideias e argumentos.

  Dica 2: Organize suas ideias
Agora que você já leu os textos motivadores, o enunciado com atenção e já sabe o tema proposto assim como o tipo de texto a ser escrito você precisa de organizar as suas ideias. Para isso, use uma folha rascunho e faça um cronograma com frases, o tema central e palavras chaves que vão te auxiliar. Se o texto for argumentativo, coloque seus argumentos nesse papel juntamente com o que vai deixá-lo sólido e forte. Através desse esquema ficará muito mais fácil ter mais e novas ideias que vão surgir de ideias anteriores que, juntas, praticamente serão o esboço de sua redação.

  Dica 3: Seja sucinto
É muito importante ser direto e simples. Uma redação não precisa de palavras bonitas (que também aumenta seu risco de errar) e nem de exemplificação demais, logo você não precisa repetir ideias e nem prolongar algo trivial. Procure escrever o importante e essencial fazendo com que seu texto fique atraente e confortável de se ler, justamente o padrão das redações nota 1000 do ENEM.

  Dica 4: Use bons exemplos e relembre o que você sabe
Se você é uma pessoa que lê muito e está antenado nos fatos atuais e sabe um pouco de tudo, escrever redação certamente será algo simples já que o tema dificilmente é algo estranho e inesperado. Logo, ao escrever sobre o tema pense em tudo que você já leu, ouviu falar ou sabe sobre o assunto, tudo isso te ajuda muito e enriquece seu texto. É bom ser sempre imparcial ao defender um ponto de vista e usar também a 3° pessoa do singular (Ele/Ela) e evitar o obvio e os clichês.

  Dica 5: Não use abreviações e nem assassine o Português
Vc eh acoxtumado a escreveer' asim na net, okay! Mais ñ mi vah escreverr asim na redaçaum do ENEM, pf! Pq vc vai c ferar! Os erros de português são algumas das coisas que vão ser bem visadas em uma redação, e se você escrever em "internetês" um texto ótimo, vai ser desconsiderado. Desde que eu comecei com o blog, eu estava aos poucos parando de usar até as gírias mais comuns da internet ("vc", "pq", entre outras) e hoje em dia eu escrevo poucas coisas abreviadas, até mesmo em conversas com amigos. Percebi que isso foi um ótimo exercício, e que, na verdade, nem dá tanta preguiça assim.

  Dica 6: Escreva, reescreva e escreva de novo
Na hora da redação, é importante que você fique calmo, mas às vezes não há nada que te deixe tranquilo. A tranquilidade é algo essencial para você se concentrar, e se você não estiver de bem com a vida, é difícil que algo bom saia, e calma, isso é natural. Então, na hora de escrever sua redação, mude algo que acha ruim, escreva de novo, mude outra vez. E claro, não esqueça de ficar de olho no tempo.

Dica 7: Pratique
Não adianta você só escrever quando a escola te obriga. Faça diários, fanfics, resumos, poemas, textos aleatórios, cartas, histórias, listas... O quanto antes você começar à praticar, verá que, na verdade, nem é um bicho de sete cabeças escrever algo.

Dica 8: Leia de tudo
Ler é fundamental, e já até falamos disso por aqui, mas não são só aos livros literários que estou me referindo. Ler notícias, fatos históricos e assuntos variados vão te ajudar muito, já que os assuntos da atualidade podem vir a cair em uma prova.
Então pessoal, é isso! Espero que vocês tenham gostado das dicas que temos dado e muito obrigada pelo ótimo retorno!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Oi, Caíque! Tudo bem?
    Eita! Segura os teus forninhos! Não sabia que tinha feito um projeto em parceria com outro blog para postagens temáticas. Que massa!
    Gostei muito dessa. Dicas para fazer uma boa redação são sempre válidas!

    Beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros - ♥

    ResponderExcluir