07 fevereiro, 2015

A Toda Prova - Harlan Coben | Resenha + PDF (Mickey Bolitar #3)


Ao lançar Refúgio (Shelter) em 2011 Harlan Coben deu início a uma trilogia contando as histórias do Mickey Bolitar, sobrinho do Myron Bolitar. Anteriormente, o autor tinha afirmado que iria dar uma pausa nas histórias do Myron, mas mesmo assim o premiado e famoso personagem apareceria em sua nova e primeira trilogia voltada para o público jovem-adulto. 3 anos depois o terceiro e último livro da série Mickey finalmente foi publicado, muitos leitores estavam ansiosos por esse momento já que os livros possuem uma ordem, sequência, não tendo um final, terminado em momentos que o leitor precisa, desesperadamente, ler o próximo volume para descobrir as respostas que finalmente foram solucionadas.



A resenha pode conter spoiler (revelação de enredo) dos livros anteriores.
Não vença a batalha e perca a guerra.
A toda prova é marcado por uma escrita ágil, rápida e objetiva. Contudo, o foco da narrativa passa a ser não somente o mistério por trás do Abrigo Abeona e sobre a morte do Brad Bolitar, mas também assuntos como bullying, o trabalho em equipe, a amizade e o comportamento dos jovens nas internet que são muito discutidos e debatidos. Porém, ao criar várias histórias paralelas a série acaba tendo seu foco esquecido, mas ao mesmo tempo o leitor acompanha um pouco mais a vida, desenvolvimento e amadurecimento de outros personagens como Ema e Colherada que possuem um importante e inquestionável papel envolvendo também vários personagens secundários que passam a ter destaque considerável respondendo também a várias perguntas que o leitor pode nem mesmo ter se questionado. Quer um exemplo: o que você acha que está por trás da vida dos inimigos do Mickey?

Logo nos primeiros capítulos Mickey Bolitar está ao lado de Myron para um momento que poderia por um ponto final em suas dúvidas a respeito da morte do seu pai. Porém, ao abrirem o caixão, oito meses depois do acidente que supostamente matou Brad, o adolescente descobre que seu pai foi cremado, o que o deixa ainda mais confuso. Sua mãe nunca aprovaria a cremação do corpo do pai, mesmo que existam provas que afirmam o contrário. Será que Brad estava vivo como afirmava Dona Morcega desde o primeiro livro? E porque o paramédico que resgatou o pai do acidente tinha tentado e ainda está tentando matar o rapaz?

Responder a essas perguntas já não seria uma tarefa fácil, mas outros questionamentos também entram em questão: o namorado que Ema conheceu na internet desapareceu misteriosamente, não aparecendo no primeiro encontro que os dois tinham marcado. No Facebook do rapaz a ultima publicação feita tinha o desenho da borboleta, símbolo de borboleta do Abrigo Abeona. Além disso, Dona Morcega disse a Mickey que sua missão era descobrir a verdade, mas que com ela Ema poderia sofrer. Essa verdade é algo que chocará e surpreenderá o leitor.

Como se não bastasse, Troy Taylor foi pego no exame de antidoping e expulso do time de basquete logo no final da temporada. Desesperado ele recorre ao rapaz que ele sempre zombou e humilhou: Mickey que o acaba ajudando,mesmo desconfiado, ao tentar buscar uma oportunidade de ser reconhecido pela equipe e
resolver os problemas com Troy. Porém, os problemas estão apenas começando...


No meio de tantas histórias, trapaças e mentiras tudo finalmente é revelado, as pistas e detalhes se encaixam perfeitamente e de maneira clara, simples e óbvia, sem histórias mirabolantes sem sentido mas com fatos que sempre estiveram claras para uma pessoa observadora. Contudo, é quase impossível decifrar os mistérios do Coben, por mais óbvios que eles sejam.

Com personagens quase humanos, de tão bem construídos, cenários bem descritos, romance, humor, muito mistério, assuntos da atualidade e uma narrativa que só o mestre das noites em claro sabe escrever A toda prova tem de tudo para agradar os leitores e fãs do Mickey Bolitar dando um final digno a uma trilogia de sucesso.
Tudo mudou em um estante.Foi uma coisa que aprendi do modo mais difícil. O mundo da gente não desmorona pouco a pouco. Não se desfaz gradualmente nem se parte em pedacinhos. Pode ser destruído num estalar de dedos.
Nota Geral: 5/5 - Excelente!

Informações:
Título Original: Found | Tradução Alves Calado | Páginas 224 | Lançamento 02/02/2015 | ISBN 9788580413687 | Preço R$ 29,90 | Preço E-Book R$ 19,90

Adicione o livro em sua estante virtual: Skoob / Orelha de Livro

Compare o melhor preço: Buscapé


Sobre o autor: Harlan Coben
Harlan Coben é autor de Refúgio e Uma questão de segundos, da série de Mickey Bolitar, Fique comigo, Confie em mim, Não conte a ninguém, Desaparecido para sempre e Cilada e dos livros protagonizados por Myron Bolitar – Quebra de confiança, Jogada mortal, Sem deixar rastros, O preço da vitória, Quando ela se foi e Alta tensão (Arqueiro) –, além de A promessa, Silêncio na floresta, Não há segunda chance e O inocente (Arx). Esses dois últimos serão relançados pela Arqueiro.
Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas.
Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD.
Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa.

O riso pode ser mais intenso quando é misturado com lágrimas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

  1. Como não li os outros livros, preferi não ler toda a sua resenha.
    Mas pude ver as 5 estrelinhas ali.
    Tenho o primeiro e segundo volumes dessa trilogia (?) e não sei por que ainda não li. Já li outra obra do autor Harlan Coben, mas não gostei tanto quanto imaginava que iria gostar. Pretendo ler esse trabalho dele voltado para o público mais jovem e espero curtir tanto quanto você curtiu.

    Abraço,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Victor, vale a pena ler essa trilogia, é bem legal e interessante, acho que você vai curtir os livros do Harlan para o público YA. Tente dar uma nova chance para o autor, tenho certeza que dessa vez você irá se surpreender :)

      Excluir
  2. Vou confessar que nunca li nada relacionado ao Harlan Coben :/ Mas, tenho um amigo que é apaixonado pelos livros dele e, inclusive, resenha lá no blog.
    Sua resenha me deixou mais curiosa em ler algo dele do que os comentários do meu amigo :O hahahaha

    Parabéns e sucesso com o blog!

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, obrigado pela visita e seja bem-vinda ao Entre Páginas de Livros :) Que legal que minha resenha te deixou curiosa, tente ler algo do Coben depois, que tal começar por Refúgio? ;)

      Excluir
  3. Oiee.

    Ainda não tive a oportunidade de ler a obra e confesso que tenho muita curiosidade
    Não sei muito a respeito, mas sua resenha me deixou bem curiosa e ainda mais pela avaliação

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do autor (muita vergonha) não por falta de interesse mais por falta de tempo$$
    ja tinha Cilada como item na próxima lista agora fiquei confusa não sei se tiro e troco por esse ou se me enforco e pego os dois meu marido vai me matar.rsrsrs...

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarlan! <3
    Nossa, meu coração bate até mais forte só de pensar nele!
    Infelizmente ainda não curto muito o Mickey, acho que ele nunca vai chegar nos pés do Myron ,maaaaas por ser Harlan, com certeza eu vou ler e resenhar no blog também!
    Obrigaaaaada por essa resenha maravilhosa!!!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Até agora só li dois livros do Harlan, mas estou mega curiosa para conhecer as outras histórias dele. O homem é um gênio! As histórias são tão reais e me lembram aquelas séries de TV de investigação, tipo CSI.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Caique, tudo bem?
    Atualmente venho querendo ler os livros do Sr. Coben. Esse livro parece ser realmente excelente e pretendo dar uma chance a ele. Procurarei sobre o primeiro livro dessa série e esse que sejam tão bons quanto os livros do Myron Bolitar.
    Abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não li nada ainda do autor, mas esse livro pareceu ser bem interessante!!!
    Gostei mto de sua resenha também..
    Tenho essa característica de fazer resenhas bem completas e às vezes fico em dúvida se revelei demais, mas as pessoas tem gostado.. Então acho que estou no caminho...
    Sua resenha me deixou com vontade de ler o quanto antes =]

    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho bem bacana os livros do autor, a história parece ser bem interessante mas sempre acabo desistindo de ler... não sei, sempre passo outros livros na frente. Mas espero mudar isso em breve e conseguir ler algum livro dele.
    Parabéns pela resenha e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Caique!
    Li o inicio da sua resenha ate ver que não é o primeiro livro. Nesse caso, deixo para ler depois! Hahahaha Mas pude ver os temas que o livro aborda no pouco que li da sua resenha e já gostei. Ainda mais nessa era de internet... Talvez eu acabe lendo só por ele bater nessa tecla do comportamento dos jovens online.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Caramba o tom investigativo da história realmente é bem instigante, gosto muito de histórias assim!
    Não me conformo de ainda não ter lido nada do Harlan Coben, preciso remediar isso o quanto antes.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  12. Olá... Caique, tudo bem??

    Bom eu nem sabia que esse livro seria parte de uma série e que seria o ultimo livro.... pelo jeito a leitura é boa... tenho vontade de ler algum livro desse autor... gosto de romance policial e parece que ele sabe nos envolver com suas histórias... belíssima resenha... Xero!!!!

    ResponderExcluir